< Previous70 where large meadows were kept by sheep, and hunting was still practiced. Brown’s landscapes are therefore defined by large serpentine lakes, vast lawns, meadows and many trees, all strategically positioned, creating unexpected views, sometimes culminating with sculptural elements such as small temples or bridges. . To accomplish these gardens, Brown prooved that a knowledge of plants, drainage, engineering, space analysis and design were crucial. Thus, the formal avenues were replaced by vast lawns, lakes and trees, everything organised in an organic and natural way. Oaks, beech, ash and cedars along the lakes and spontaneously punctuated on the prairies were the new landscape thriving. Brown becomes England’s most celebrated landscape designer, demanded by all. Working only for the aristocracy, and the garden being such a valued social symbol, he was overwhelmed with its hands full, having continued to work for many years. Interestingly, at the time he was Os seus projetos combinavam o lado estético e a beleza da paisagem com o lado prático de gerir uma propriedade. As suas paisagens simples e elegantes eram também economica- mente viáveis, onde os grandes prados eram mantidos pelo gado, e a caça continuava a ser praticada. As paisagens de Capability Brown definem-se, portanto, pela existência de grandes lagos serpenteados, relvados, prados e muitas árvores, todos estes elementos dis- postos de forma estratégica, criando pontos de vista inesperados, culminando por vezes com elementos escultóricos como pequenos temp- los ou pontes. Para concretizar estes jardins, Capability pro- vou que um conhecimento profundo das plantas, da drenagem, da engenharia e da análise e desenho do espaço eram fulcrais. Assim as avenidas formais foram sen- do substituídas por imensos relvados, lagos e árvores onde tudo se dispõe de forma orgânica e natural. Carvalhos, faias, plátanos e cedros Stowe gardens71 charging for all his initial site visits that included a surveyor to analyze the landscape. It is interesting to think that despite industrial revolution was taking place in the city, another contrary movement was emerging in the English landscape. These naturalistic gardens are still a milestone in the history of gardens that has radically changed the way of thinking of the landscape in the following years and decades. It is also impressive to visit these parks and realize that, even after several centuries, these landscapes are being kept and are so well embedded in the landscape, providing spaces of unique beauty to admire and contemplate. And with this article I finish my collaboration with the magazine ‘Tudo Sobre Jardins’. It was a pleasure to write these last two years, and I hope you all enjoyed! Should you have any question, please do not hesitate to contact me on the email matilde.cj@hotmail.com ao longo do lago e pontuados de forma es- pontânea nos relvados ondulados são o novo quadro paisagístico que suscita admiração. Capability Brown torna-se, assim, o paisagista mais célebre de Inglaterra, requisitado por to- dos. Trabalhando apenas para a aristocracia, e sendo o jardim um símbolo social tão val- orizado, não tem mãos a medir e continua a trabalhar por muitos anos. Curiosamente, já na altura cobrava por todas as suas visitas inici- ais que incluíam um topógrafo para analisar a paisagem. É interessante pensar que, ape- sar do fulgor da revolução industrial a acon- tecer na cidade, um outro movimento contrário estava a emergir na paisagem inglesa. Estes jardins naturalistas são ainda hoje um marco na história dos jardins que veio a mudar radi- calmente a forma de pensar a paisagem nos anos seguintes. Impressionante é também visi- tar estes parques e perceber que, mesmo após vários séculos, estas paisagens se mantêm e in- tegram tão bem na paisagem, espaços estes de beleza ímpar para admirar e contemplar. E assim termino a minha colaboração com a revista ‘Tudo Sobre Jardins’, após dois anos de muitos artigos que tive imenso prazer de es- crever. Espero que tenham gostado e tido boas leituras ! A Lebanon cedar planted at the time by Capability Brown, and one of the famous trees filmed for the Harry Potter saga./ Um cedro do Líbano plantado na altura por Capability Brown, e uma das árvores célebres filmada para a saga Harry Potter A small gothic castle /Um pequeno castelo gótico, Stowe gardens Plans from/Planos de Capability Brown This article was based on Mayer’s book, Laura ‘Capability Brown and the English Landscape Garden’ 2011, Shire Publications Este artigo teve como base o livro de Mayer, Laura ‘Capability Brown and the the English Landscape Garden’ 2011, Shire Publications72 THIS GENUS WAS PUBLISHED BY WILLDENOW IN SPECIES PLANTARUM IN THE YEAR 1805. THE NAME OF THE GENUS COMES FROM THE LATIN HABENA - REIN, A REFERENCE TO THE FACT THAT THE PETALS OF ITS FLOWERS HAVE LONG DIVISIONS THAT LOOK LIKE REINS. There are about 500 species distributed throughout the equatorial and tropical areas of all continents, mostly in marshy, grassy terrain. The largest number of species is found in areas with seasonal rain seasons, distributed throughout South America, Africa and Asia. Approximately 135 of them are present in EN ESTE GÉNERO FOI PUBLICADO POR WILLDE- NOW EM SPECIES PLANTARUM, NO ANO DE 1805. O NOME DO GÉNERO VEM DO LATIM HABE- NA – RÉDEA, UMA REFERÊNCIA AO FACTO DAS PÉTALAS DAS SUAS FLORES APRESEN- TAREM LONGAS DIVISÕES QUE SE PARECEM COM RÉDEAS. Há cerca de 500 espécies distribuídas pela área equatorial e tropical de todos os continentes, maioritariamente em terrenos pantanosos e com ervas daí vem também a designação de orquídea dos pântanos. O maior número de espécies encontra-se em áreas com estações orchids | orquídeas o H A B E N A R I A Text | Text: Graziela Meister | Photos | Fotografias:Several authors / De vários autores PT Pecteilis radiata autoria Sunoochi from Sapporo73 de chuva sazonais, distribuídas pela América do Sul, África e Ásia. Aproximadamente 135 delas estão presentes no Brasil, distribuídas por todos os estados, sendo um dos géneros com maior número de espécies no país. São todas orquídeas terrestres, sendo a Habe- naria o maior género deste tipo de orquídeas. Além de ter os seus tubérculos na terra têm algu- mas folhas na base ou ao longo da haste, que podem ter algumas ou muitas flores. Como é um género relativamente vasto, os as- petos morfológicos e hábitos variam muito. De um modo geral as espécies brasileiras são ter- restres, de terrenos mais ou menos húmidos. São plantas decíduas, que morrem após a flo- ração, deixando um tubérculo gordo por baixo da terra. Em vez de pseudobolbos, têm tubérculos subter- râneos que crescem depois da floração tornan- do-se responsáveis pela sobrevivência das plan- tas, cuja parte visível perece depois da floração. O caule e as folhas podem ser de tamanhos muito variáveis, desde alguns centímetros, até mais de dois metros de altura. A inflorescência é Brazil, distributed by all states, being one of the genera with the largest number of species in the country. They are all terrestrial orchids, being Habenaria the largest genus of this type of orchids. In addition to having their tubers in the ground they have some leaves at the base or along the stem, which may have some or many flowers. As it is a relatively large genus, morphological aspects and habits vary greatly. Generally speaking, Brazilian species are terrestrial, of more or less humid terrain. These are deciduous plants that die after flowering, leaving a fat tuber underneath the earth. Instead of pseudobulbs, they have underground tubers that grow after flowering and become responsible for the survival of the plants, whose visible part perishes after flowering. The stem and leaves can be of very variable sizes, from a few centimeters to over two meters in height. The inflorescence is apical and can have one to many flowers, usually green or white, rarely red, orange or pink. They can emit a very light scent at night to attract pollinators. Anther of Habenaria radiata by Alpsdakeapical e pode ter uma a muitas flores, normal- mente verdes ou brancas, raramente vermelhas, laranja ou rosa. Podem emitir um perfume muito leve à noite para atrair polinizadores. A principal característica deste género com rarís- simas exceções está nas pétalas das suas flores, frequentemente bipartidas até perto da base, tendo um labelo trilobado. O género Habenaria foi muito pouco estuda- do até hoje. Aparentemente a Habenaria está subdividida em diversos géneros. As análises recentes de DNA ainda têm dificultado mais determinar exatamente os limites de muitos gé- neros subordinados às subtribos Orchidinae e Habenarinae. Uma das espécies mais comum no território bra- sileiro, em todos os estados com Mata Atlântica é a Habenaria josephensis. Há orquidófilos que dizem que o cultivo da orquídea Disa é uma orientação para o cultivo deste género. O essencial é ter um substrato po- roso que retenha a água durante a estação vital de crescimento, mas capaz de secar um pouco logo que os tubérculos entram no seu período de descanso. Nesse período a planta tem de ter humidade suficiente para evitar a desidratação dos seus tubérculos. Pode ser cultivada em vasos de barro com pe- daços de barro no fundo usando 6 partes de casca de pinheiro miúda, três partes de turfa e uma parte de perlite. Pode-se tirar um pouco da casca de pinheiro e acrescentar pedrinha e terra de folha. Logo que todos os vestígios vegetativos desa- parecem, podem-se tirar com muito cuidado os tubérculos do vaso e dividi-los, antes de serem novamente envasados. Mantêm-se os tubércu- los húmidos até ao próximo crescimento. A água deve ser dada em quantidade logo que a planta comece a crescer, assim como boa luz. Deve ser cultivada em estufa, mas nos dias quentes pode ser colocada no jardim. No seu período de descanso pode estar a 15°, mas é aconselhável cultivá-las na temperatura mínima de 18°. Quando começam a aparecer os novos reben- tos vegetativos, deve-se reenvasar a planta. A Habenaria josephensis by Americo Docha Netto75 princípio mantém-se a planta sombreada e vai- se aumentando a dose de água até estar com- pletamente desenvolvida, a partir daqui começar a dar mais luz e regar abundantemente. Além da Habenaria josephensis falamos ainda da Habenaria radiata Esta orquídea é também denominada garça branca pelas suas pétalas que lembram as asas de uma garça. Ela é tão diferente, que passou a ser muito pro- curada pelos orquidófilos. O seu nome cientí- fico é Habenaria radiata também conhecida como Pecteilis radiata. Apesar de ser originária do Japão, atualmente é muito cultivada na China, Rússia e Coreia. As suas flores assemelham-se mesmo a uma garça com asas abertas e lembram muito um pássaro com bico. O habitat desta orquídea é bastante húmido pelo que o substrato nunca deve secar. É muito apreciada pelo mundo inteiro pela exuberância e sensação de paz que traz ao am- Pecteilis radiata (flower) Nannophya pygmaea on Habenaria radiata by Alpsdake76 biente por causa da sua semelhança também com uma pomba branca, o símbolo da paz. Costuma começar a sua fase vegetativa na primavera atingindo o auge da sua floração durante a época do verão. A floração pode começar no princípio de julho e estender-se até agosto. As suas pétalas são bastante duráveis. As folhas que constituem esta planta são do tipo gramínea tendo em média 5 a 20 cm e com apenas 1 cm de largura. Cada exemplar pode ter até 7 folhas que podem atingir 50 cm. É bastante interessante o desenvolvimento desta planta. Ela cresce a partir de um tubérculo que fica subterrâneo. As raízes da planta são carnu- das e sem ramificações. Como é decídua, du- rante o seu desenvolvimento o tubérculo oferece mais energia para a renovação de vida. Nesse ciclo as flores surgem e depois de algum tempo constituem uma nova planta sendo que as raízes que lhe deram origem acabam por morrer. Há dois fatores que têm grande peso na possível extinção da Habenaria radiata. A colheita ex- cessiva da planta e a destruição do seu habitat natural são de tal forma que ela não consegue desenvolver-se mais. Antes da difusão agrícola esta orquídea estava presente em regiões de pântano de terra baixa. Com o crescimento do cultivo do arroz as orquídeas foram perdendo o seu espaço. Outro ponto importante a considerar é o pro- cesso de urbanização que acabou por reduzir a área de implantação das orquídeas. Hoje em dia a planta pode ser encontrada em regiões de encosta alta que não são recomendados para o cultivo agrícola. O espaço que sobrou para essas plantas em países desenvolvidos como o Japão, não recebem a agricultura. Algo posi- tivo é que muitas das regiões em que a Habe- naria radiata se desenvolve passaram a estar sob proteção. Hoje esta orquídea é considerada rara porque está em risco de extinção no seu habitat e além disso o seu cultivo não é dos mais fáceis. As áreas onde crescem naturalmente es- tão a ser desmatadas para a plantação de arroz para a alimentação do povo asiático. Como esta orquídea é uma planta terrestre, ela tem que ter alguns cuidados peculiares. Habenaria radiata77 In case of doubt please contact / Caso ainda surja alguma dúvida no seu cultivo contacte, a Associação Portuguesa de Orquidofilia to lusorquideas@gmail.com Aqui está alguma ajuda 1 – Use substrato para plantas terrestres. Pode usar uma mistura de brita, carvão, casca de pinho e terra vegetal. 2 – Esta planta é muito sensível ao ataque de bactérias ou fungos. Por isso ao plantá-la em va- sos tem de se desinfetar tudo e usar o substrato novo sem qualquer indício de pragas. 3 – O adubo orgânico não é recomendado para esta espécie, justamente pela sua sensibili- dade a doenças. Use adubo químico. 4 – Ela gosta de luminosidade do sol, mas de preferência não diretamente, o dia todo. O ide- al é escolher uma janela com variações de luz. 5 – É importante que o substrato esteja sempre húmido, mas tem que se evitar o encharcamen- to. 6 – Durante o inverno, quando a planta está reduzida aos seus tubérculos devem-se reduzir as regas, só tendo o cuidado de não deixar de- sidratar os tubérculos. Durante o inverno ela cria um tipo de tumor debaixo da terra em formato ovoide. É a par- tir deste tubérculo que vão nascer as raízes e caules que gerarão as hastes e as suas folhas. Embora tenha fama de ser de difícil cultivo, não é tão difícil assim, se entendermos que esta planta está sempre a produzir novos tubérculos a cada estação, dando assim origem a novos exemplares. Começando com apenas um exemplar é possível aumentar significativamente o seu número em algum tempo. Quem for fazer o cultivo no Outono, deve pas- sar o tubérculo por um fungicida. O cultivo ideal é feito durante a Primavera. Plante-o logo abaixo da superfície da terra e a ponta deverá ficar para cima. No próximo artigo vamos abordar a HABE- NARIA MEDUSAE e à HABENARIA RHO- DOCHEILA Habenaria radiata Habenaria radiata bud by Alpsdake Habenaria josephensis detail from Flora Brasiliensis78 tecnology & software | tecnologia & software t&s APPLICATION EN Ganhou o prémio de aplicação do ano em 2019 galardoado pela Apple. As exposições longas sempre foram limitadas por fatores técnicos, desde manter a câmara estável até adivinhar a quantidade de luz. 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