Sob o mote “Olhar o Futuro com Ribeiro Telles”, as celebrações dos 100 anos de nascimento de Gonçalo Ribeiro Telles vão culminar com a realização do concerto de homenagem “Os Portugueses” de Rodrigo Leão, no Teatro Tivoli, em Lisboa, no próximo dia 18 de junho, pelas 21h00.
De entrada gratuita, no concerto vai ser possível assistir-se à estreia de uma composição original dedicada ao professor, arquiteto paisagista e político.
Ao longo destes 12 meses de comemoração do centenário de Gonçalo Ribeiro Telles, a Comissão Ad Hoc organizou três colóquios no Centro Cultural de Belém, nos quais foram analisados diferentes aspetos da vida do ecologista, paisagista e o alfacinha, além de outros elementos da sua vida cívica e política.
Foram também produzidos e publicados diversos artigos pelos membros da comissão, bem como reeditado o livro “A Árvore” que Ribeiro Telles tinha concebido com Caldeira Cabral, e ainda apresentado o DVD “A Vossa Terra” de João Mário Grilo e de Ribeiro Telles.
Neste ano, a comissão procedeu à digitalização de parte do seu espólio e organização de materiais sobre os seus empenhos e relações, com o objetivo de ficar disponível numa plataforma digital, que acabou por não se concretizar por falta de apoios.
“Terminamos dando conta que iremos, individual ou coletivamente, continuar a defender o pensamento de Gonçalo Ribeiro Telles contra unanimismos que o desvirtuam, e contra aqueles que invocam o seu nome e fazem o contrário do que ele defendia, em termos de ordenamento do território e dignificação das paisagens, e a favor de outra lógica em economia que tivesse em conta a entropia dos sistemas e da defesa da biodiversidade que com essa outra lógica se articula”, defende a comissão.
A Comissão Ad Hoc dos 100 anos de Gonçalo Ribeiro Telles – ”Olhar o Futuro com Ribeiro Telles” – agradece ainda os apoios da Câmara Municipal de Lisboa e do BBVA.