Photos/Fotos: Otto Ng of LAAB
Localizado no coração da cidade de Hong Kong, o Nature Discovery Park é uma estufa natural implementada na cobertura de uma zona comercial recentemente renovada, o K11 MUSEA, oferece métodos de aprendizagem experimental e experiências gastronómicas diretamente da quinta para os moradores da cidade.
A LAAB recebeu a tarefa de transformar um espaço residual de um shopping center num centro de aprendizagem e experiência de conexão com a natureza. Arquitetura de Natureza Urbana No meio do Nature Discovery Park estão uma estufa e uma quinta urbana.
A estrutura de aço e revestimento de alumínio foram usadas para emoldurar a estufa, com grandes portas de vidro deslizantes que abrem ligando o interior e a quinta ao ar livre. Para economizar energia, a fachada de vidro IGU foi usada para reduzir a acumulação de calor.
As portas de correr estão sempre abertas para atrair a luz do sol e aumentar a ventilação natural e para minimizar o consumo de energia. A estrutura de aço, revestimento de alumínio e vidros foram todos pré-fabricados e instalados no local para reduzir o desperdício na construção.
O telhado é ligeiramente inclinado para a frente para que a arquitetura capte o vento predominante do porto enquanto visualmente envolve a quinta. O reflexo da quinta na estufa contra os arranha-céus à volta produz uma importante declaração visual da coexistência entre a natureza e o urbanismo. As maçanetas, luminárias pendentes e mesas de jantar foram fabricadas pela LAAB usando madeira sustentável.
Natureza urbana que nutre O projeto espacial do Nature Discovery Park defende a coexistência do ser humano, da natureza e do ambiente urbano, permitindo passeios ecológicos e uma série de programas de educação sobre biodiversidade e sustentabilidade.
A caminhada de exploração da natureza começa com um arquivo que mostra espécies raras de borboletas, seguido por um aquário onde viveriam espécies marinhas tropicais do Porto Victoria se não houvesse poluição.
Dentro da estufa, um viveiro hidropónico produz vegetais cultivados organicamente e que vão diretamente para a mesa.
A quinta em frente à estufa oferece oportunidades de agricultura urbana para os moradores da cidade, promovendo a eco parentalidade por meio de atividades como agricultura em telhados e arte natural. Como Hong Kong é o lar de uma diversidade deslumbrante de espécies de borboletas, a caminhada de descoberta da natureza termina com um jardim de borboletas onde plantas são cultivadas de propósito para as atrair.
Technical Sheet / Ficha Técnica Official Project Name:
- Nature Discovery Park Location: K11 MUSEA, Hong Kong
- Client: New World Development Company Limited
- Architects/designers: LAAB Architects in collaboration with PLandscape, Speirs Majors Light
- Architecture Project Manager: New World Development Company Limited
- Collaborators: PLandscape, Speirs Majors Light Architecture
- Lighting Designer: Speirs Majors Light Architecture
- Project sector: sustainability education center/biodiversity museum/ roof garden/ conservatory/ farm/restaurant
- Project completion date: September 2019