GRANDES DESAFIOS PARA A CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL – A EXPERIÊNCIA DA ÁFRICA AUSTRAL
23 ABR 2019 e 24 ABR 2019
08h30 – 20h30
INTO THE OKAVANGO – DOCUMENTÁRIO GRANDES DESAFIOS PARA A CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
23 ABR 2019
19H00 – 20H45
A Conferência Internacional do Parque de Serralves vai debruçar-se sobre os desafios e oportunidades que estão a atrair parceiros de todos os países lusófonos e da comunidade global para investigar, resolver e implementar ações em prol da biosfera e do bem-estar humano.
A conferência GRANDES DESAFIOS PARA A CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL – A EXPERIÊNCIA DA ÁFRICA AUSTRAL reunirá no auditório de Serralves, nos próximos dias 23 e 24 abril, especialistas mundiais em mudanças climáticas, alteração de habitats, impacto dos fogos e das espécies invasoras nos ecossistemas naturais, conservação de espécies icónicas e gestão de grandes áreas protegidas que sintetizarão o estado atual da ciência e práticas nestas áreas.
O primeiro dia de trabalhos será dedicado a temas ligados à ciência e à gestão da biodiversidade, sendo o segundo dia dedicado às oportunidades de colaboração entre Portugal e os países da Africa Austral. Os Secretários de Estado do Ambiente de Angola, Joaquim Manuel, e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal, João Sobrinho Teixeira, darão início aos trabalhos deste segundo dia na companhia de Ana Pinho, Presidente da Fundação de Serralves, Nuno Ferrand, Diretor do CIBIO-InBIO, António Sousa Pereira, Reitor da Universidade do Porto e José Filipe Moraes Cabral, Presidente da Comissão Nacional da UNESCO.
A CIÊNCIA E GESTÃO DA BIODIVERSIDADE
A África Austral tem alguns dos ecossistemas com maior diversidade biológica, mas também mais vulneráveis, do planeta. É uma região de rápido desenvolvimento e com um grande dinamismo socioeconómico. Com uma vasta experiência nas estreitas ligações entre a biodiversidade e o desenvolvimento humano, a região tem muito a contribuir para a procura de caminhos de desenvolvimento que não ponham em causa os sistemas de que depende a vida.
O programa vai incluir apresentações, debates, lançamento de livros e a projeção do recente filme da National Geographic “INTO THE OKAVANGO” sobre uma grande aventura moderna no rio Okavango.
Este documentário é um relato impressionante sobre um projeto em curso da National Geographic Society, o Projeto Okavango Wilderness, sobre este rio e o futuro do seu delta que está agora sob uma crescente pressão da atividade humana, ameaçando assim um património de biodiversidade único. A exibição será precedida de uma conversa com Adjany Costa, protagonista do documentário, moderada por Vladimir Russo, da Fundação Kissama de Angola.
OPORTUNIDADES DE COLABORAÇÃO PORTUGAL/ÁFRICA AUSTRAL
Nas últimas décadas estabeleceram-se estreitas colaborações norte-sul com a África Austral, em particular entre países anglófonos, com benefícios mútuos consideráveis. Os países lusófonos da região têm ficado de fora destas redes apesar de iniciativas recentes bem-sucedidas. Esta conferência vai apresentar os esforços que o CIBIO-InBIO (Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos, Universidade do Porto) tem feito a este respeito, nomeadamente através da Cátedra UNESCO Vida na Terra e do programa de Twinlabs (laboratórios geminados) que pretendem contribuir para integrar os países lusófonos nas redes de colaboração da África Austral e no estabelecimento de parcerias entre estas e os países do norte.
Em colaboração com a Fundação de Serralves e para promover o lançamento da Cátedra UNESCO Vida na Terra, oradores com vasta experiência em investigação colaborativa em biodiversidade e desenvolvimento na África Austral irão apresentar os tópicos chave desta temática como forma de promover o desenvolvimento de interações entre os investigadores portugueses e instituições da África Austral.
O evento é gratuito mediante inscrição.