Esta entrevista foi feita em 2007 e publicada na primeira edição impressa da revista Tudo Sobre Jardins, ao celebrar o nosso 10º aniversário decidimos até ao final do ano publicar aqui no nosso renovado website alguns dos artigos que fizeram parte do primeiro número da revista.
Luís Quinta é um dos fotógrafos de Natureza com mais prestígio em Portugal. Inicialmente foi a fotografia subaquática que o catapultou para o reconhecimento internacional e que culminou com a edição de três livros temáticos.
Se, num ambiente tão adverso como é o subaquático, Luís Quinta atingiu um patamar de qualidade tão elevado, quando se dedicou à fotografia de natureza terrestre as expectativas eram grandes.
Com o decorrer dos anos já não conseguimos destrinçar em que área a sua arte fotográfica é mais relevante e, isso, é muito positivo porque nos revela que este fotógrafo é cada vez mais um artista da Natureza.
Tudo Sobre Jardins (TSJ): Como fotógrafo de Natureza em que posição está, na hierarquia de trabalhos e gosto pessoal, a fotografia de plantas?
Luís Quinta (LQ): Gosto bastante de fotografar plantas e flores mas de facto não são dos temas que mais trabalhe por questões profissionais. Existem outros sujeitos mais comerciais, mais mediáticos que me ocupam mais tempo.
TSJ: Fotografar plantas ou flores não é difícil. Fotografar bem é que é… Será que é assim mesmo?
LQ: Actualmente há ferramentas cada vez melhores (câmaras digitais e packs com objectivas para todas as carteiras). Existem também livros que explicam como se podem fazer boas imagens. Além disto as plantas não fogem, não são tímidas, basta chegar até elas e fotografar. Mas por vezes fotografar uma planta ou flor requer paciência, tempo, criatividade, eu diria numa curta frase… Saber olhar. E isso pode fazer diferença entre fotografar bem ou de uma forma banal.
TSJ: Normalmente que tipo de equipamento utiliza para fotografar flores?
LQ: Posso usar várias câmaras (Nikon) e recorro tipicamente a três objectivas à zoom 17-35 mm; à 60 mm e 105 mm. Em casos especiais utilizo também uma 300 mm. Muitas vezes uso reflectores ou difusores. O ideal é mesmo ter o céu encoberto para atenuar as sombras. Quando necessário uso tripé.
TSJ: Fotografar flores no interior ou no exterior, quais as grandes diferenças?
LQ: Eu só fotografo plantas ou flores em exteriores. Tento sempre que possível trabalhar com luz natural, só em casos extremos recorro ao flash.
TSJ: Qual a flor ou planta que mais lhe agrada fotografar?
LQ: Gosto muito de fotografar plantas selvagens e em florestas. Digamos que aprecio grandes espaços onde as plantas abundam e claro depois gosto de ir ao detalhe… aos insectos que interagem com as plantas. Foi um trabalho empolgante para mim fotografar a floresta Laurissilva na ilha da Madeira. Andei vários dias seguidos de manhã à noite a ver plantas incríveis, ambientes luxuriantes e cenários naturais muito bonitos. Não destaco uma planta em concreto, mas sim ambientes onde existem várias plantas.
TSJ: Qual a situação mais curiosa que lhe aconteceu a fotografar plantas?
LQ: Uma situação curiosa que vivo todas as Primaveras em Portugal é encontrar grandes campos floridos no Alentejo. Se num ano fotográfo áreas incríveis de plantas floridas, no ano seguinte essa mesma zona pode estar uma verdadeira miséria. E essa procura pelos campos em meados de Março e Abril é um desafio. Vou sempre com a esperança de encontrar situações novas, campos cada vez mais vastos, tonalidades mais agradáveis, etc.
TSJ: Para finalizar, que conselhos daria para qualquer pessoa poder fotografar uma planta com o mínimo de qualidade.
LQ: Primeiro olhar bem para a planta, depois observar bem a incidência da luz na planta. Isto observando o sujeito em vários ângulos. Caso seja útil, olhar pelo visor e estudar o enquadramento. E claro, com a câmara digital fazer várias fotos, experimentar e ser exigente com o seu trabalho. Devem ver muitas imagens de outros fotógrafos. Para mim a cultura fotográfica, consumir fotografia, imagem e tudo o que está relacionado com arte é uma fase importante para o amadurecimento de um fotógrafo ou de alguém que quer captar bonitas imagens.
Mais sobre Luís Quinta: www.facebook.com/LuisQuintaPhotography