Highgrove é hoje um modelo de sustentabilidade no jardim que inspira visitantes de todo o mundo, as visitas são restritas até pelo impacto que estas têm nos jardins mas a documentação e livros sobre este projecto são abundantes.
A Tudo Sobre Jardins teve oportunidade de colocar algumas questões a Nikki Chee, Marketing Manager da Highgrove Enterprises, sobre os jardins e o trabalho desenvolvido ao longo de mais de 30 anos.
Esta obra que vai ficar para o futuro tem a assinatura de Sua Alteza Real o Principie de gales que sendo um apaixonado pela jardinagem tem dedicado muito tempo a planear e desenhar os jardins. O planeamento do jardim contou também ao longo dos anos com o apoio precioso de alguns designers de renome como Lady Salisbury, Dame Miriam Rothschild, Rosemary Verey e Isabel e Julian Bannerman. Foi criado um jardim selvagem, um jardim formal e um jardim murado. Também foi plantado um grande número de árvores nos campos, e foi conservada a coleção nacional Inglesa de faias do “National Council for the Conservation of Plants and Gardens” (NCCPG). O Príncipe colocou, ainda, um busto do Dr. Alan McGlashan no jardim.
Quando questionado sobre qual a razão de se ter mudado para Highgrove, o Príncipe de Gales, justifica esta decisão pelo desafio que a paisagem há 30 anos levantava. Uma paisagem natural mas à qual faltava áreas de interesse e onde faltava a ligação à casa existente na propriedade. O terreno tornou-se assim uma tela em branco onde o Príncipe ao longo dos anos explorou as suas ideias a nível da sustentabilidade nos jardins.
Artigo completo na Tudo Sobre Jardins nº31, número de Primavera.
Encomende AQUI sem despesas de envio.