Foto: Viver com Gosto
Três especialistas de reconhecido prestígio a nível europeu na classificação de camélias históricas visitaram o jardim em Luarca no fim de semana 11 e 12 de janeiro na companhia de gestores e colaboradores locais.
Armando de Castro Oliveira, professor na Escola Superior de Educação do Porto, António Assunção, de Guimarães, colecionador e criador de camélias, autores de vários livros e publicações relacionados com a identificação e cuidado das camélias e Fernando da Costa, colecionador de camélias e membro da ATUCA (Asociación Tudense da Camellia).
Os três, convidados para irem a Luarca pela Câmara Municipal de Valdés através de Rafael Ovalle, são membros da Sociedade Espanhola de Camélias.
O exaustivo trabalho de campo realizado entre sábado e domingo permitiu a identificação e classificação de mais de 50 novas variedades de camélias históricas presentes no Jardim Florestal da Fonte Baxa. Essa conquista possibilita expandir o inventário botânico classificado de camélias no jardim, para quase 200 variedades diferentes.
O objetivo para 2025 é aprofundar a classificação e rotulagem de espécies e variedades afim de obter o reconhecimento do Jardim Florestal da Fonte Baxa como Jardim de Excelência Internacional, certificação concedida pela Socieade International da Camélia.
Os três especialistas concordam com a extraordinária beleza do Bosque-Jardín de la Fonte Baxa e destacam que Luarca tem uma autêntica joia paisagística com grande riqueza botânica que é uma atração importante para ser desfrutada tanto pelos moradores em proximidade como visitantes.
Fonte: Ayuntamento de Luarca Valdés
Foto: Viver Com Gosto
Foto: Viver Com Gosto
Partilhamos aqui a edição TSG Digital 117 com um artigo publicado em 2022 aquando da nossa visita.