O Grupo Husqvarna está classificado como o número 74 entre milhares de empresas examinadas na Europa, mostrando a dedicação da empresa em reduzir as emissões de carbono e, ao mesmo tempo, impulsionar o crescimento dos negócios. Entre as empresas suecas, o Grupo Husqvarna ocupa o primeiro lugar na categoria Bens pessoais e domésticos.
Desde 2021, o Financial Times e a Statista compilam a lista de “Líderes Climáticos da Europa”. Este ranking de prestígio inclui empresas europeias que alcançaram reduções significativas na intensidade de suas emissões entre 2017 e 2022 (especificamente, emissões de gases de efeito estufa Scope 1 e 2 em relação à receita). Essas empresas também consideram critérios adicionais relacionados com o clima, como relatórios transparentes de Scope 3, reduções absolutas de emissões e esforços colaborativos. O Grupo Husqvarna melhorou sua pontuação de 72,6 do ano passado para 74,9 numa escala de 100 pontos.
“O nosso compromisso com a redução das emissões de carbono é refletido por meio de um trabalho diligente ao longo de toda a cadeia de valor. Juntamente com nossos fornecedores e clientes, estamos a mudar para produtos adequados a uma economia de baixo carbono “, diz Calle Medin, Chefe de Sustentabilidade do Grupo Husqvarna.
A jornada transformadora do Grupo Husqvarna é evidente na sua mudança estratégica da gasolina para soluções movidas a eletricidade. Reconhecendo que mais de 90% das emissões decorrem do uso de produto pelos consumidores finais, a empresa ressalta a importância crítica da eletrificação. Este compromisso é reforçado pela ambição operacional do Grupo: até 2026, pretende ter dois terços dos seus produtos motorizados eletrificados. De modestos 11% em 2015, esse número agora subiu para 43%.
Conforme comunicado no início desta semana, o Grupo Husqvarna reduziu para metade as suas emissões desde o ano base de 2015, ao mesmo tempo em que expandiu as suas vendas líquidas em 47%.