Jardins Responsáveis é o tema orientador da próxima edição spoga+gafa.
A atitude responsável para e nos jardins é, portanto, o foco da maior feira de jardinagem e churrascos do mundo. Juntamente com o setor verde, concentra-se na responsabilidade de ajudar a moldar um ambiente sustentável e saudável.
Juntamente com os seus expositores e visitantes profissionais, a spoga+gafa quer encontrar respostas para os desafios atuais. Tópicos como jardinagem que economiza recursos, móveis de exterior produzidos de forma justa, ferramentas de jardinagem fáceis de usar, tecnologias eficientes de churrasco ou cuidados com jardins e irrigação ecológicos, desempenharão um papel importante no recinto da feira.
A responsabilidade tem muitas facetas
Mais do que nunca, muitas pessoas são apaixonadas pelo seu próprio jardim, têm grande prazer em assumir a responsabilidade associada ao seu cuidado e design. Plantam vegetação autóctone e amiga dos insetos, usam fertilizantes orgânicos e outros produtos ecologicamente corretos, recolhem a água da chuva e compostam os resíduos do jardim. Juntamente com a sua família, vizinhos ou amigos, mantêm áreas comuns para o cultivo de frutas ou vegetais, criando oásis verdes no meio da cidade. A ação responsável, portanto, tem muitas facetas a nível pessoal e vai do consumo consciente a atividades sociais ao ar livre, autossuficiência e melhoria do ambiente de vida no seu geral e naquilo que podem influenciar.
Momento ideal de partilha
Com o seu leitmotiv “Jardins Responsáveis“, a spoga + gafa 2024 visa promover e apoiar a alegria da jardinagem responsável. Com apresentações de novidades e seu extenso programa de apoio, oferece a estrutura ideal para isso. Empresas internacionais do setor reúnem-se com visitantes profissionais para trocar informações sobre as últimas tendências e desenvolvimentos do mercado.
O que deve ser considerado quando se trata de sustentabilidade para áreas exteriores? Como preparar o seu jardim para as alterações climáticas? Que possibilidades as novas ferramentas e equipamentos oferecem para cultivar e preparar alimentos ao ar livre? Como é que o mobiliário de exterior pode ser usado de forma mais flexível e as ferramentas de jardim podem ser projetadas de forma mais ergonómica?
Os expositores da spoga+gafa 2024 apresentarão uma ampla gama de novas soluções e produtos prontos para o mercado.
A indústria de jardinagem assume a responsabilidade
Face aos actuais desafios globais, a própria indústria “verde” enfrenta a sua responsabilidade social. Muitos expositores da spoga+gafa prestam atenção à produção que economiza recursos, reduzem ou compensam as suas emissões de CO2 e usam materiais recicláveis. Cada vez mais, solos orgânicos e fertilizantes ou plantas amigas dos insetos para a preservação da biodiversidade, estão a ser trazidos para o mercado. Além disso, o design responsável torna as ferramentas de jardim, churrasqueiras e móveis de exterior mais confortáveis e fáceis de usar, para todas as gerações. A certificação dos produtos é cada vez mais importante confirmando a compatibilidade ambiental testada ou a produção socialmente responsável dos produtos para os jardins.
Incentivo à jardinagem responsável
Como uma pausa da vida quotidiana, os jardins ou espaços verdes públicos oferecem uma maneira de se relacionar com a natureza. Até as crianças aprendem sobre os processos naturais e a importância das estações no momento de semear, plantio e colheita. Desta forma, a jardinagem não só oferece diversão no fazer, mas também inspiração para uma abordagem mais responsável do meio ambiente. Como espaços abertos de uso comum, os jardins também são lugares de encontro e entendimento. Pessoas de diferentes origens e gerações reúnem-se para relaxar ou fazer jardinagem. A jardinagem não promove apenas uma conexão com a natureza e o bem-estar, mas também a coesão. A spoga+gafa 2024 tem como objetivo inspirar, estimular e incentivar a jardinagem com responsabilidade.
Fonte: Spoga Gafa