Exposição comemorativa do centenário do nascimento do arquiteto paisagista António Viana Barreto (1924-2012), uma Iniciativa da APAP Associação Portuguesa dos Arquitetos Paisagistas. Sendo sobretudo uma referência do Ordenamento do Território em Portugal, do seu legado constam um conjunto notável de projetos de jardins onde se destaca o seu trabalho nos jardins as Gulbenkian com Gonçalo Ribeiro Teles e, entre outros, o Parque Aquilino Ribeiro em Viseu ou o Jardim Luísa Toddi em Setúbal.
Esta pequena mostra da vasta obra de António Facco Viana Barreto (1924-2012), verdadeira referência na promoção das políticas de Ordenamento do Território, na teoria e praxis do Ordenamento do Território e da Paisagem e na obra deixada em Projetos de Arquitetura Paisagista.
Os que com ele trabalharam e conviveram reconhecem-lhe o saber, o rigor e a sensibilidade na dedicação à profissão. Tudo o que fez foi inspirado na convicção de que “é do conjunto da articulação e ponderação de todas as vontades que se constrói qualquer coisa”.
Fundação Calouste Gulbenkian – Zona de Congressos 16 fev – 16 mar | 10h00 – 18h00 entrada livre