Viver ao ritmo da Natureza tem sido o mote da editora Lobo do Mar. Agora a grande surpresa foi receber este livro enviado pela Editora em Portugal Penguin, da autoria da Psicoterapeuta Sue Stuart- Smith, tem sido uma revelação ler esta forma de estar com a jardinagem e como pode influenciar as nossas vidas.
Pode a jardinagem aliviar o stress? Pode ajudar-nos a cuidar da nossa saúde mental? Pode o contacto regular com a natureza mudar-nos a vida para melhor? A resposta é simples: sim, sim e sim.A psiquiatra e psicoterapeuta Sue Stuart-Smith traz-nos um livro onde — com base na neurociência e psicanálise, e através de uma narrativa apaixonante — revela aquilo que muitos já conhecem há anos: trabalhar com a natureza pode transformar radicalmente a nossa saúde, bem-estar e confiança.Com histórias reais e exemplos práticos de como, através da jardinagem, muitas pessoas lutaram contra o stress, a depressão, o trauma e o vício, Viver ao Ritmo da Natureza mostra-nos, também, como a compreensão da natureza e dos seus poderes restauradores está apenas no início, mas já com reveladoras provas do seu importante papel.
Diz-nos a autora que se dedica à jardinagem «como uma forma de me acalmar e descomprimir a mente» e que «enquanto realizo toda esta atividade física, também estou a jardinar a minha mente».
Recomendo vivamente esta gratificante leitura e como pode ecoar na nossa vivência diária.
Os elogios da crítica: «Uma combinação fascinante entre a ciência da psiquiatria e a antiga arte da jardinagem.» —Financial Times
Sobre a autora: Sue Stuart-Smith começou por estudar Literatura Inglesa na Universidade de Cambridge, tendo depois enveredado pelo caminho da medicina e psiquiatria.
Trabalhou durante anos no National Health Service, o Serviço Nacional de Saúde britânico, como psiquiatra e psicoterapeuta.
Atualmente colabora com a DocHealth, entidade sem fins lucrativos que proporciona um serviço de consulta psicoterapêutica dirigido a médicos que sofrem de stress e burnout.
Viver ao Ritmo da Natureza é o seu primeiro livro em nome individual, tendo sido considerado um dos melhores de 2020 pelo The Times, alcançando igualmente o estatuto de bestseller do The Sunday Times.
É casada com o designer de jardins Tom Stuart-Smith, com quem criou o famoso jardim Barn Garden, em Hertfordshire.
Os dois são autores do livro The Barn Garden: Making a Place (2011).