A celebrar os jardins de Lisboa!
Promovendo cidades mais verdes e cabeças semeadas.
© Cláudia Pereira Fotos
Reserve na sua agenda, nos últimos dois fins de semana de Outubro, inteiramente gratuito.
Dias 22–23 e 29–30 mas no dia 21com o espetáculo de abertura do festival.
Várias primaveras, alguns outonos e um verão depois, a organização chega à 10ª edição do festival que abre gratuitamente os portões dos jardins de Lisboa. Descobrir estes espaços é descobrir as espécies que neles vivem,as histórias de quem as plantou e delas cuida, é reunir e participar na alma verde da cidade.
Para celebrar, 10 novos jardins vão ser abertos e outros 10 em inéditas visitas guiadas com especialistas e, pela primeira vez, a programação inclui a apresentação de 10 objetos artísticos nos jardins.
Com a apresentação de eventos artísticos contemporâneos que invadem a paisagem da cidade de Lisboa, a organização lançou o desafio a artistas multidisciplinares para interagir em espaços verdes de referência, para ampliar o diálogo das artes com lugares únicos, ao mesmo tempo que estimula o envolvimento e a aproximação das comunidades a novas formas de expressão capazes de aumentar o questionamento a respeito do estado do mundo.
A lista de jardins é também repensada de forma a integrar propostas cujo tipo de cultivo ou filosofia associada promovem uma relação mais próxima com a jardinagem e o jardim contemporâneo. São assim apresentados jardins de investigação onde, através de diferentes metodologias, encontramos respostas para o futuro.
Este é o ano em que se clarifica a identidade do Festival como um movimento verde.
A programação completa está disponível em www.jardinsabertos.com