A Feira Internacional de Plantas e Flores, Paisagismo, Tecnologia e DIY Garden e a Feira Internacional de Soluções Ambientais e Energéticas aconteceram em Valência de 7 a 9 de Outubro. As feiras Iberflora e Ecofira vêm dar um novo alento aos eventos presenciais.
A primeira feira internacional e que vai concerteza dar o mote para os próximos eventos ligados à economia verde a nível europeu.
Na sua abertura, o presidente da Generalitat Ximo Puig destacou que “a reativação dos eventos presenciais na Feria Valência é mais um passo para a recuperação económica”
A Iberflora comemorou também os 50 anos de existência pelo que a sua realização foi duplamente festiva. Este evento tem sido ao longo dos anos um motor imprescindível também para a própria cidade de Valência, cada vez mais verde.
Esta é uma Feira fundamental no segmento da agricultura, flor e planta que demonstra não só sinais de recuperação (não podemos esquecer que em 2020 houve uma grande retração), mas também tem mostrado um dinamismo exportador que ultrapassa países com grande tradição nesta área.
Este ano a Feira ocupou 3 pavilhões com mais de 30.000 metros quadrados e incluiu 40 novos expositores, dos quais 19 estrangeiros. No total, estiveram presentes cerca de 400 marcas, com expositores da Itália, Portugal, França, Holanda, Turquia, Letónia, Alemanha ou Rússia.
Sucesso de vendas na Iberflora e já com encomendas para 2023
Oscar Calabuig , responsável pela empresa R&L Calabuig SL, declara-se satisfeito e garante que cumpriram os objetivos que pretendiam ao vir para a Iberflora.
“Recebemos muitas visitas de jardins e de compradores estrangeiros. O mercado internacional tem sido importante nesta edição ”, afirma. França, Bélgica e Alemanha foram, neste caso, os países que mais visitaram o seu stand. Mencionou igualmente a importância dos encontros presenciais.
O otimismo também esteve patente entre os compradores presentes na Iberflora. É o exemplo de Javier Alvarez , da empresa PLS Dinamarca, especialista no mercado europeu, que reconhece que nesta edição compraram mais do que o previsto. “A verdade é que depois de tanto tempo sem feira, precisávamos de abastecer os nossos clientes e encontrar novos fornecedores. E na Iberflora encontrámos o que procurávamos ”. Álvarez assinala a oferta e as variedades existentes nesta edição e garante que atenderam às necessidades para 2022.
Por sua parte, Maria Jose Sanz , do relevante grupo de compras Flora Holland, também destaca a importância internacional desta feira. “Havia uma necessidade real de nos encontrarmos novamente e reconquistar o cara a cara. Os compradores estão muito ativos porque há uma necessidade real e estamos até fazendo reservas de produtos a longo prazo.”
No balanço final a organização está muito otimista.
Alguns números:
Iberflora supera os números de há dois anos, com maior presença internacional. Ao todo, 1.068 profissionais estrangeiros visitaram o evento, 33% a mais que em 2019. O número total de visitantes sobe 38%, chegando a quase 10.149. Ao todo 400 marcas, 62 delas estrangeiras, apresentaram seus produtos durante estes três dias na Feira Valência,naquele que é o primeiro evento internacional na cidade de Valência desde o início da pandemia.
Negócios e recuperação
Estiveram presentes visitantes de diferentes partes do mundo, com destaque para França, Portugal, Dinamarca ou Holanda, embora também tenham contado a presença de compradores asiáticos, americanos e russos.
“A feira refletiu o bom momento que vive o setor ”, de acordo com o presidente da Iberflora, Raúl Ferrer, “…o mercado internacional marcou presença até pela necessidade de criar stocks para os próximos anos.”
Por sua vez, o diretor da feira, Miguel Bixquert, lembra que “…o setor verde teve os melhores anos dos últimos 20 anos. Na verdade, as campanhas de 2022 foram encerradas e muitos expositores já têm reservas para 2023-2025 ”.
Eventos paralelos com muita adesão e pertinência
Muito concorridas as conferências no Espaço Ágora Verde. O meio ambiente a sustentabilidade na ordem do dia e as cidades que se querem cada vez mais verdes e com a gestão cuidada. A infraestrutura verde e a rega que está sobre valorizada. As Green Cities na Europa e horizonte 2030 e também o foco em Valência como cidade verde biodiversa e o presente e o futuro duma cidade que é um exemplo para muitas. O foco no Congresso Internacional de Paisagistas que vai acontecer em Granada já este mês de Outubro todos estes temas inseridos nas VI Jornadas Técnicas focadas na Naturalização Urbana Cidades Resilientes 2030.
E claro não poderia faltar a Ronda de Floristas. A arte floral em destaque, que além de atrair muitos aficionados e talento dá muita cor, perfume e alegria a este certame.
Expositores Portugueses marcaram a sua presença, focando na importância das exportações e dar a conhecer os seus produtos ao mercado internacional, nomeadamente Viveiros Monterosa, Viplant, Neoturf – Espaços verdes , Lusavouga, Verde Azeitona, Hera Verde.
Marque na sua agenda
Tiveram igualmente lugar reuniões com empresas e associações do sector a garantirem a sua presença mana próxima edição que se realizará em conjunto com a Eurobrico, Ecofira e Efiaqua de 4 a 6 de Outubro de 2022.