Devido à poluição contínua dos oceanos, cada vez mais resíduos plásticos ficam presos no sistema radicular dos manguezais, que são recolhidos pelos plantadores. O lixo plástico deve ser retirado o mais rápido possível, caso contrário, será triturado em microplásticos e entrará na cadeia alimentar. Mas a coleta não resolve o problema do plástico. A pergunta inevitável permanece: “Onde colocar o plástico recolhido?” Pescá-lo do mar e depois colocá-lo em terra não pode ser uma solução.
Em cooperação com a empresa de reciclagem em Davao, a Mama Earth desenvolveu cadeiras resistentes e duráveis para escolas, feitas de aproximadamente 30 quilos de lixo marinho. Uma solução ideal para o clima tropical, que afeta rapidamente as cadeiras de madeira.
Sabe que pode apoiar este projeto? Uma cadeira custa 38 euros e é numerada. O doador receberá um certificado com a indicação de qual escola em que a cadeira está localizada com o endereço completo. Dessa forma, o contacto pode ser feito a qualquer momento com a escola.
Sobre: A Mama Earth é uma associação registada há mais de 25 anos em Davao nas Filipinas.
A Fundação Mama Earth está a replantar manguezais. Nos primeiros anos, o principal compromisso focava no acabar com a pesca com rede e o seu comércio de pecuária em grande escala. Contactar as populações, fazendeiros e pescadores para os esclarecer foi o caminho. Um trabalho imenso que valeu a pena.
Entretanto e confrontados com a escassez mundial de madeira e os índices alarmantes de desflorestação, fizeram com que se operasse uma mudança no objetivo da associação.
Desde então, o foco é na arborização com a ajuda da população local. Proteção Ambiental e desenvolvimento Económico não são incompatíveis. O primeiro projeto foi o plantio bem-sucedido de mais de um milhão de manguezais . Os engenheiros florestais têm trabalhado lado a lado com a população local. Os manguezais não só garantem um melhor rendimento para a população mas também armazenam muito CO2.
Para saber mais sobre como comprara uma cadeira para a escola e sobre a Mama Earth visite http://www.mama-earth.eco/