Chegou a programação da 7.ª edição do festival que abre gratuitamente os portões dos jardins de Lisboa!
Em 2021, a primavera, alheia ao estado do mundo, decide uma vez mais presentear-nos com o seu teatro da floração. Assim, com as nossas luvas e ferramentas de jardinagem, preparamo-nos para abrir novamente os portões dos jardins mais bonitos da cidade de Lisboa.
A próxima edição do festival Jardins Abertos irá acontecer ao longo de dois fins de semana consecutivos, nos dias 22/23 e 29/30 de maio.
Desde de 2017 que a equipa Jardins Abertos, em coorganização com a Câmara Municipal de Lisboa e com o alto patrocínio do Presidente da República, promove um evento gratuito com visitas a jardins únicos da cidade e várias atividades de jardinagem, sustentabilidade e consciencialização ambiental, estimulando a relação positiva com a natureza em contexto urbano. Este projeto, que começou timidamente como um percurso guiado e 80 participantes, lançou raízes e cresceu, contando mais de 200 000 participações no último ano.
A programação completa da próxima edição já está disponível no site. Destacam-se dois jardins inéditos no contexto do festival, o Jardim da Procuradoria Geral da República e o Claustro do Convento de Chelas. Da edição virtual, destaca-se o Jardim da Residência da Embaixadora de Espanha em Portugal.
Além das habituais visitas livres a jardins públicos e privados, visitas e percursos guiados, exposições, conversas e oficinas para toda a família, a próxima edição conta ainda com dois Jardins Secretos — jardins privados localizados no centro de Lisboa, que serão abertos para visitas guiadas pela mão dos proprietários, e cujas moradas não serão reveladas. Misteriosas e envoltas em secretismo, as inscrições para estas visitas vão abrir numa data aleatória, a ser anunciada através das redes sociais do festival. O ponto de encontro será partilhado com os participantes no e-mail de confirmação.
Depois do sucesso em 2020, a iniciativa Varandas Verdes volta para transformar fachadas de prédios da cidade de Lisboa em verdadeiros jardins. Ainda durante alguns dias estará aberto um open call para comunidades de vizinhos que partilhem entre si o interesse pela jardinagem e que queiram florir as suas varandas de forma totalmente gratuita, graças ao apoio da Planta Livre.
Em contexto de pandemia Covid-19, o modelo de visita dos jardins e de participação nas atividades irão respeitar todas as normas e orientações da Direção-Geral de Saúde, em vigor à data da realização do festival. Porque a primavera continua, e não queremos que nos passe ao lado, a equipa do Jardins Abertos convida à participação segura de todos.
Este é um evento inteiramente gratuito.
Para mais informações consulte:
www.jardinsabertos.com
Via Jardins Abertos