A aliança entre as duas empresas permite melhorar a qualidade dos campos de golfe e outros desportos, reduzir os custos de manutenção e avançar em termos de sustentabilidade, conforme revelou o evento digital Living City 2021, realizado na passada terça-feira 23 de março.
A empresa sueca Husqvarna, pioneira no corte robótico, mantém um acordo de colaboração com a norte-americana Greensight, empresa especializada na obtenção de dados do território através de drones e a sua posterior gestão e análise para a tomada de decisões. A aliança entre as duas permite aplicar big data ao cuidado de campos de golfe e outros desportos, reduzindo os custos de manutenção e dando um passo à frente em termos de sustentabilidade.
Nesse sentido, Stephen Ohlson, vice-presidente de desenvolvimento de produtos da Greensight, destacou que o seu serviço “fornece informações valiosas sobre a saúde das plantas, humidade do solo e padrões de stress do solo; deteta facilmente variações na temperatura do solo, identificando rapidamente áreas com risco potencial de problemas de seca; permite que os aspersores sejam regulados de forma mais eficaz e ajustem melhor os tempos de irrigação, o que resulta numa gestão mais eficiente da água ”. Tudo isso, por si só, já é um benefício para o meio ambiente equivalente a tirar 2,7 carros das ruas.
“Mas se adicionar a isso o uso de cortadores de relva robóticos Automower® a bateria da Husqvarna, em vez de grandes cortadores de relva a gasóleo, também obtém uma redução de 99,6% nas emissões, o que equivale a eliminar 11 veículos da estrada”, disse o gerente na reunião.