Preservar dando a todos os que visitam a oportunidade da comunhão plena com a Natureza.
Texto: Luisa Mendes Fotografia: Vasco de Melo Gonçalves
A Casa de Anquião fica a escassos três quilómetros da Vila de Ponte de Lima (Fornelos) e está inserida num dos extremos do Campo de Golfe desta vila. O conjunto edificado é constituído por uma casa principal e por dois corpos de anexos agrícolas. O solar rural é marcadamente seiscentista, ainda sem o aparato ostensivo do barroco do século XVIII, mas com uma pureza de linhas e proporções que denotam o cuidado erudito do projeto.
A Quinta onde está inserida conta com um total de 27 hectares e pertenceu aos Condes de Aurora. Já em pleno séc. XX o Eng Manuel Aurora herdou o espaço mas sem meios para o restaurar e manter decidiu-se pela venda ao Dr. António Victor Gonçalves da Silva* há cerca de 18 anos.
Dr. Victor Gonçalves
Aquando da nossa estadia surgiu a oportunidade de trocar algumas impressões com o proprietário. Detentor duma personalidade empreendedora e grande apreciador da natureza, a casa e jardins foram reconstruidos por si e com muito gosto contando com a ajuda de arquiteto com quem trabalhou de forma muito estreita ao longo de três anos e meio. Deu-lhe um cunho muito pessoal e ao longo da nossa conversa enalteceu amiúde a envolvente do verde, o silêncio e a paz que aqui se tem. Por razões profissionais vive em Viana do Castelo mas sempre que pode aqui vem permanecer com a mulher muito apreciadora do pomar onde colhe a fruta para os seus doces caseiros.
Preservou o milheiral e a vinha, num total de três hectares que são mantidos por um caseiro que aqui vive com a família. A agricultura é feita ainda de forma completamente artesanal.
“Fico contente que as pessoas gostem e por darem uso a um espaço tão bonito. Restaurar e ficar com ele fechado a maior parte do tempo seria um grande desperdício”
A casa está integrada na rede Solares de Portugal, está aberta todo o ano e o turismo em espaço rural tal como existe hoje nasceu há 12 anos. Uma das razões é simples e prática, espaços com esta dimensão têm que ser sustentáveis, implicam manutenções e investimento pelo que foi a forma encontrada de obter rendimento. Mas talvez a mais importante tivesse que ver com dar a oportunidade aos apreciadores de usufruírem dum espaço tão belo.
A Casa de Anquião tem muita vida, dada em parte pelos golfistas que a procuram mas pode ser igualmente enriquecedora para os apreciadores da natureza e da calma.
Os golfistas estrangeiros fazem cerca de 65% da sua ocupação, entre estes muitos espanhóis. 35% são portugueses e a taxa de ocupação é bastante razoável.
A envolvente é muito verde, com grande diversidade de paisagem integra uma frente de castanheiros. O grande plano de água da piscina biológica é onde apreendemos muita biodiversidade. Os pássaros, nomeadamente as rolas turcas e os melros são assíduos na quinta e a maior atividade é dada ao final do dia com vários piares diferentes.
Os jardins integram um patamar com jardim formal de buxo e pequenos recantos onde as esculturas em pedra espreitam a cada esquina.
A Quinta tem água em abundância e no patamar abaixo temos a a nascente onde está a piscina e o jacuzzi.
A casa de Anquião
A casa é composta por um edifício com dois andares onde se encontram 7 quartos 5 duplos e 2 twins. Inclui ainda uma capela no seu interior.
Tem a vantagem de num raio de 30 km ter tanto que visitar devido à proximidade a Ponde de Lima, Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Braga e Viana do Castelo.
*Fundador da rede de Hotéis Axis
7 hotéis no Norte num total de 1060 quartos.
270 funcionários permanentes que atingem o número de 400 na época alta.
Para mais informações: CENTER | Tel. +351 258 931 750 | E-mail: info@center.pt