Continuamos na nossa viagem a algumas das melhores edições do Chelsea Flower Show, ou melhor dizendo aquelas que mais nos marcaram, na semana em que em condições normais este festival iria acontecer em Londres. Este ano contudo o RHS Chelsea Flower Show tornou-se virtual e não há propriamente jardins construídos propositadamente mas há pela primeira vez imensos conteúdos disponíveis de forma gratuita, muitos para quem se calhar não teria a oportunidade de ir ao uma edição do Chelsea ou conversar com os designers têm agora uma excelente biblioteca de vídeos desde designers a construtores e produtores a falarem um pouco da sua experiência, tanto nos seus jardins privados como nas edições do Chelsea que participaram.
Patrocinador: LG Electronics Designer: Hay Hwang Construtor: Siddeleys Medalha: Siver Gilt
Designer Hay Hwang at the LG Smart Garden at the RHS Chelsea Flower Show 2016 in London.
O meu Chelsea de 2016 ficou marcado pelo jardim da LG. O jardim LG Smart Garden foi um daqueles espaços onde claramente podemos vislumbrar o futuro dos jardins residenciais. A popularidade da automatização das casas é inquestionável e esta é hoje cada vez mais acessível, simples, de grande qualidade e design. Este jardim é inspirado no conceito de casa inteligente e demonstra como a tecnologia pode ser incorporada de forma harmoniosa no jardim e como esta pode ser utilizada de forma prática e conveniente indo ao encontro das exigências do dia-a-dia contemporâneo.
Todos os elementos eletrónicos no jardim podem ser controlados através da aplicação móvel para telemóveis e tablets. O proprietário do jardim pode controlar a televisão e o efeito de espelho e o elemento decorativo da cascata de água. Assim como a iluminação, sistema de irrigação e áudio.
O design tem como inspiração o estilo de vida Escandinavo, com cores mais brilhantes e um estilo minimalista suavizado pelo estilo de vegetação com um requinte mais naturalista. Em termos de design este pretende contrastar o formal com informal assim como o equilíbrio entre natural e artificial, como de de uma metáfora se tratasse, do estilo de vida moderno.
A vegetação escolhida pela designer é uma mistura de herbáceas que dão um ar suave e naturalista assim como as árvores utilizadas dão alguma privacidade ao espaço de refeições. Branco, azul claro e rosa são as cores predominantes com as Digitalis a marcarem pontos na estrutura de vegetação.
Destacamos ainda a utilização de madeira acetinada Accoya® que é exaustivamente testada para uma maior estabilidade dimensional, durabilidade e retenção de tinta de forma a garantir o desempenho ideal.
A não perder: In my courtyard garden, Chelsea Gold-medal-winning garden designer Andy Sturgeon chats to us from his tranquil home garden!