Num ano completamente atípico, a organização do RHS Chelsea Flower Show, viu-se obrigada como muitos outros eventos a cancelar a edição deste ano do festival de jardins mais famoso do mundo. Esta foi a única vez que este festival foi cancelado desde a Segunda Guerra Mundial. A organização tem no entanto uma semana recheada de eventos virtuais de forma a celebrar o mundo dos jardins, design e plantas. Todos os eventos estão no website do RHS https://www.rhs.org.uk/shows-events/virtual-chelsea, sendo que hoje, segunda-feira, é dedicado somente aos membros do RHS.
Aqui na revista tudo Sobre Jardins vamos aproveitar esta semana para viajar por alguns dos jardins que mais gostámos de ver durante todas as coberturas jornalísticas deste festival. O nosso percurso como revista está desde o seu início intimamente ligado a este evento, que tem o Garden Design como conceito central. Este ano seria o nosso 13º Chelsea Flower Show e é sem dúvida um dos momentos mais importantes do ano para mim, pessoalmente, e para a revista. Foi em 2007 que fizemos o nosso primeiro festival, que foi publicado na primeira edição da revista. Da edição desse ano o jardim que lembro e que mais me impactou foi sem dúvida o de Andy Sturgeon, um dos designers que tive mais tarde o prazer de entrevistar.
É esse jardim que queria destacar hoje, um jardim da Cancer Research, UK, e que esse ano ganhou a medalha de ouro. Com 230m2 estas foram as palavras de Andy Sturgeon na descrição deste projecto:
“I designed a piece of sculpture made from three 30 metre lengths of steam bent oak which are entwined together and link all the elements of the garden together. I am a student of contemporary Japanese architecture which informed my pavilion design (I am a frustrated architect as well as sculptor) and it seemed appropriate to commission Japanese artist Mari-Ruth Oda to produce the ceramic triptych on the wall which represent rock pools.
Along the side of the garden weathered copper louvers cast interesting shadows and change constantly as they are viewed from different angles. The sunken seating area has sculptural benches of stacked stone and broad steps which can accommodate a sizeable group of people without the need for free standing furniture – a concept which I frequently repeat in different guises in ‘real’ gardens.” https://www.andysturgeon.com/gardens/rhs-chelsea-flower-show-2007/