Se até há pouco tempo a casa era o nosso refúgio de descanso e diversão, agora temos de a utilizar como espaço de trabalho, mudando o nosso mindset e o nosso comportamento. Por saber a influência que as cores podem ter na forma como nos sentimos e agimos, a CIN, marca portuguesa e líder ibérica no mercado de tintas e vernizes, disponibilizou um leque de cores chave para decorar o escritório doméstico e distanciar o lazer e o dever num equilíbrio harmonioso.
O escritório é o local que caracteriza cada um dos trabalhadores e embora o computador e o telemóvel sejam elementos comuns nos dias de hoje, há um detalhe indispensável: uma decoração que personalize o espaço e que nos faça sentir bem! Seja um estilo minimalista ou um que nos transporte para meados do século, o importante é que o escritório de casa se funda com as restantes divisões numa perfeita harmonia que considere a influência que as cores têm no nosso foco e desempenho no trabalho.
Em primeiro lugar, temos de cortar a monotonia do ambiente que nos rodeia. Embora as cores nude nos ajudem a concentrar, a verdade é que tornam o espaço mais aborrecido. Podemos criar um escritório com tons claros ou pastéis, mas devemos incluir um toque de cor e brilho que possa activar o nosso cérebro para os desafios diários. A pensar na necessidade actual dos trabalhadores, a CIN seleccionou um conjunto de tons chave.
O branco é sempre o nosso melhor aliado para criar ambientes serenos. Mas por que não dar um toque diferente? Podemos usar tons de assinatura, como Linen # E684 creme branco, para maior frescura, ou Carrara White # E675, um tom levemente acinzentado que lembra o mármore. Além disso, se for um espaço pequeno, o brilho do branco ajudará a dar uma maior sensação de dimensão. Também se pode optar por tons de cinza claro, como o novo Soft Gray # E733 ou Greige # E683, uma mistura muito atemporal e neutra de cinza com bege.
CIN S.A.
Mas como podemos adicionar esse toque de animação de que todo o ‘escritório doméstico’ precisa? Para mais criatividade aconselha-se a utilização dos amarelos, mas se precisarmos de mais tranquilidade e memória, a aposta acertada incidirá nos azuis. Os verdes e os rosassão sinónimos de serenidade, enquanto os laranjas ajudam a manter-nos activos e despertos para o dia-a-dia.
O catálogo Color Revelation apresenta outros tons mais vibrantes, como açafrão # E720, Into the Blue # E696, Caribe # E705 ou Mostarda # E714, que devem ser aplicados em pequenas doses (bordas, estampas ou desenhos) com pormenores de alegria sem exagerar.
Se formos amantes de cores e quisermos dar um toque diferente ao espaço de trabalho, então optemos por tons em pó ou pastéis, como a cor do ano Pink Oyster # E735, o novo Light Blue # E739 ou o Olive #E737. Desta forma, podemos pintar meia parede ou criar, por exemplo, uma parede geométrica, combinando sempre com um tom neutro para evitar estímulos excessivos.
As cores são o nosso grande aliado num casa, extendendo a nossa personalidade a todos os recantos. Por isso é importante pensar não só na forma como as paredes são pintadas, mas também nos tons dos móveis ou objectos que diariamente nos saltam à vista. A premissa é clara: optar por uma base neutra, juntando-lhe cores vivas (em maior ou menor grau, dependendo do gosto e irreverência dos espaços).