Um oásis privado num telhado Londrino, criado à medida do cliente e com uma forte componente social em mente.
Texto: Catarina Gonçalves Fotografia: Matthew Stephens
Manoj Malde é um garden designer, escritor e orador público premiado. Embora tenha vivido no Reino Unido, ele atribui muito do seu amor pela cor à sua origem étnica e aos seus ancestrais indianos.
Já anteriormente abordámos o trabalho deste designer aquando do Chelsea Flower Show de 2017, em que o seu jardim foi capa da revista de Verão desse ano. O jardim Beneath a Mexican Sky marcou-nos pela utilização das cores quentes, já aqui como em outros trabalhos do designer, a cor é uma forte componente e um fio condutor em todos os seus projetos.
Licenciado em design de moda pela Royal College of Art, a carreira de Manoj levou-o para Itália, Alemanha, Nova York, Hong Kong e Índia. Ele trabalhou na indústria da moda durante 18 anos, mais para o final como diretor criativo de coleções.
Após este percurso ligado à moda, Manoj decidiu estudar design de jardins na English Gardening School e a influência da sua experiência na moda está bem patente na sua atual carreira como paisagista. Embora os materiais tenham mudado, o seu processo de pensamento ainda começa com temas, conceitos, paletas de cores e texturas. Manoj tem uma riqueza de conhecimento e experiência em design que influência imenso os seus projetos.
Trabalha em proximidade com os seus clientes particulares na criação de espaços únicos que refletem as suas personalidades. O seu trabalho é desenvolvido também com arquitetos, designers de interiores e organizações corporativas.
Neste projeto específico de Jardim de Telhado situado em Hampstead, Londres, o seu cliente já havia adquirido um último andar com o objetivo de fazer um jardim . O espaço era todo ele uma tela em branco.
Neste amplo espaço no topo do edifício foram introduzidas vigas de aço que serviram como estrutura para todo o jardim e para receber os decks. As floreiras foram feitas à medida para este espaço e projetadas para dividir e criar movimento tanto na vertical como na horizontal, atuando ao mesmo tempo como barreira de segurança.
O jardim foi dividido em duas áreas, entretenimento e descanso. A cozinha ao ar livre muito moderna integra um churrasco, frigorífico e muito espaço de trabalho. Foram também escolhidas algumas peças de mobiliário que complementam todo o conceito inerente do jardim.
Salpicos de cor adicionados através das almofadas rosa e laranja. Foi criado um percurso aquático que cria um som relaxante à medida que a água escorre pela lâmina.
As plantas foram cuidadosamente escolhidas, as que melhor se adaptam às condições meteorológicas no telhado, para fornecer muita cor, aroma e interesse durante o Inverno.
Iluminação subtil dá ao espaço um ambiente acolhedor e intimista durante a noite.
É interessante também perceber como neste projeto a escolha das cadeiras na mesa de refeições tem um papel preponderante em toda a imagem final do jardim, a sua forte geometria dita toda a leitura do espaço.
Manoj Malde website!