A relação com a natureza vem assumindo um interesse crescente, incluindo em contexto urbano, surgindo novos e diferentes formatos de fruição, que permitem uma abordagem diferente e inovadora.
No ano em que comemora 30 anos de existência, a Fundação de Serralves em colaboração com o Fundo Ambiental do Estado Português e com o apoio da Ascendi, abre ao público amanhã, dia 14, um percurso elevado ao nível da copa das árvores, o TREETOP WALK, que irá permitir uma impactante experiência de observação e estudo da fauna e flora de Serralves. Esta é também uma forma de celebrar o Parque de Serralves e as muitas e diversificadas atividades que ali são anualmente desenvolvidas.
Esta importante valência, com cerca de 250 metros de extensão e com uma altura em relação ao solo que varia entre o 1,50 e os 15 metros, permitirá dinamizar ainda mais o já muito relevante papel de Serralves, através dos seus serviços educativos, a nível da educação para a sustentabilidade ambiental e proteção da biodiversidade.
A implementação deste projeto, concebido pelo Arquiteto Carlos Castanheira em colaboração com o Arquiteto Álvaro Siza, terá forte impacto ao nível da educação para a conservação ambiental e proteção da biodiversidade, e trará novas oportunidades de ligação com a ciência. A PORTILAME foi responsável pela construção do Treetop Walk.
A abertura no dia 14 de setembro será gratuita durante todo o dia.
Sobre Carlos Castanheira
Lisboa, Junho de 1957.
Curso de Arquitetura da Escola Superior de Belas Artes da Universidade do Porto 1976-1981. Viveu em Amsterdão de 1981 a 1990 onde trabalhou como arquiteto e frequentou o Curso de Arquitetura da Academie Voor Bouwkunst Van Amsterdam.
Em 1993 cria o escritório de arquitetura Carlos Castanheira & Clara Bastai, Arquitectos Ldª com a arquiteta Maria Clara Bastai. Desenvolvendo a sua atividade essencialmente no campo das obras privadas, tem participado em júris de concursos de arquitetura, conferências, orientando cursos, comissariado e organizado exposições, editando e publicando livros e catálogos.
Desde estudante que colabora com o arquiteto Álvaro Siza em projetos em Portugal mas sobretudo no estrangeiro.