
Um Enoturismo de eleição, onde são produzidos os vinhos verdes da casta Loureiro cem por cento biológicos e uma paisagem deslumbrante, são a imagem de marca da Quinta do Ameal situada em Refóios do Lima.
Texto: Luisa Mendes / Fotografia: Vasco de Melo Gonçalves
É isso mesmo, 8 hectares de mata, 800 m de margem do rio Lima, 15 hectares de vinha elas próprias fazem parte de toda a envolvência compondo este magnifico quadro. As casas recuperadas para turismo são abraçadas pelos jardins naturalistas com vários recantos. Visitámos este espaço, em Julho, quando as Hortenses e Agapanthus nos devolvem o mais belo azul. Mas a imagem de marca do espaço são as glicínias e, na Primavera, a Quinta do Ameal reveste-se de um lilás maravilhoso que emoldura as janelas das casas, as pergolas e os caminhos de acesso. A não perder…
Mas os pinheiros mansos, um deles com mais de 200 anos, os carvalhos centenários, as nogueiras, os castanheiros, as aveleiras e canaviais, todo um ecossistema que convida ao descanso e à contemplação.

A tradição do vinho
Em conversa informal com Pedro Aráujo promotor do projeto e dono desta quinta ficamos a saber que o turismo em espaço rural nasce em 2015 e tem vindo a ser desenvolvido ao longo dos últimos anos. Desafiado pela Turihab Solares de Portugal, é possível neste espaço único e numa oferta de elevada qualidade, juntar o turismo rural com a componente do vinho.
A quinta é muito antiga (1710), está na família desde 1990 tendo sido adquirida pelo pai de Pedro Aráujo ele próprio bisneto de Adriano Ramos Pinto e por isso mesmo a questão do vinho está no ADN.

Por volta do ano de 2000 inicia a produção, contra todas as vozes que se elevaram sobre fazer grandes vinhos brancos a partir da casta Loureiro. Dizia-se que os vinhos não tinham capacidade para durarem mais de 6 meses.
Um passo muito importante desde 2005 a produção orgânica, não sendo usados herbicidas, pesticidas sintéticos ou fertilizantes químicos.
Segundo Pedro Araújo: “…Constatamos hoje, que os vinhos da Quinta do Ameal têm um excelente potencial de envelhecimento. Constantemente provamos e damos a provar colheitas antigas, algumas com mais de 14 anos e os vinhos estão sensacionais! A partir de 4 a 5 anos eles começam a desenvolver algumas caraterística aromáticas muito semelhantes a alguns vinhos com a mesma idade como Rieselings da Alsácia ou Semillons de Hunter Valley da Austrália…”
Uma das vertentes desta Quinta e com grande sucesso têm sido as provas de vinhos e as visitas guiadas.

A vinha totalmente biológica produz uvas excecionais para a produção dos nossos vinhos: O Ameal “Clássico “, o “Escolha”, o “Espumante ” e o “Special Harvest”.
Os vinhos Quinta do Ameal têm tido grande sucesso nacional e internacional, fazendo parte de muitas das cartas de vinhos dos mais exigentes restaurantes e lojas de prestigio, em mais de 15 países.

A casta Loureiro
Originária do vale do rio Lima, local onde atinge a plenitude. É uma variedade muito fértil e produtiva. Propicia cachos compridos e medianamente compactos, com bagos médios de cor amarelada ou esverdeada. Apropriadamente, a flor de Loureiro é um dos seus principais descritores aromáticos, caracterizando-se ainda pela personalidade floral particularmente cristalina, com ênfase na flor de laranjeira, acácia e tília, sendo as notas de maçã e pêssego relativamente comuns vinhos de acidez equilibrada e bem proporcionada.

Outras valências em proximidade
É dentro deste espaço soberbo e idílico que os visitantes podem ficar e relaxar aproveitando toda a energia positiva que fornece. A própria localização do espaço em Refóios do Lima a 6 kms apenas de Ponte de Lima, a proximidade a Viana do Castelo, Braga, Ponte da Barca e Arcos de Valdevez entre outros.
Uma combinação de outras várias atividades estão disponíveis nas redondezas como complemento à estadia, das descidas do Rio Lima de kayak ou o surf nas lindíssimas praias a 20 Km de distância. Passeios a pé nas montanhas, passeios de bicicleta ou mesmo uma caminhada ao longo da ecovia com mais de 40 Km sempre ao lado do rio Lima.

Apoio:

Saiba mais em:
www.quintadoameal.com