As cozinhas exteriores são já uma tendência em todo o mundo mas aqui em Portugal, salvo algumas exceções, continuamos a reduzir este espaço a apenas uma zona de churrasco.
É interessante refletir porque é que os países no norte da Europa acabam por utilizar os espaços exteriores durante mais tempo no ano, do que nós que temos um clima mais propício.
A cozinha ideal no jardim
A cozinha ideal é aquela que se adapta ao estilo de vida do seu utilizador e ser prática de usar. Um espaço destes tem que estar sempre pronto, ser um espaço bem definido no jardim, com zonas de arrumação, ter por perto os utensílios, algumas especiarias e condimentos, por exemplo. Um churrasco pode ser utilizado para cozinhar diversos tipos de comida e em qualquer altura do dia. A marca Weber, por exemplo, tem imensas sugestões e acessórios para os seus churrascos e para todos os estilos de pratos.
Fornecimento de vegetais
Ter uma horta por perto é o ideal, pode ser pequena mas só o facto de que quando está a cozinhar no jardim, pode ir à sua hortinha buscar algum vegetal que precisa, é muito satisfatório e prático também.
Socializar
Os espaços exteriores de refeições são os locais ideais para socializar. Almoços de amigos e familiares dão vida ao jardim e criam a atmosfera ideal. É também uma maneira de dar utilização e vida a estes espaços de cozinha exterior quando está na hora de receber os seus convidados. Excelente alternativa aos espaços interiores.
Aprenda a utilizar ervas aromáticas
Essencial ter por perto são ervas aromáticas, com um potencial imenso as ervas são fundamentais para uma cozinha saudável. Inspire-se nas sugestões do Cantinho das Aromáticas ou no website do Jamie Oliver sobre a utilização de ervas em diferentes pratos culinários.
Um estilo de vida
Faça da utilização do jardim e da cozinha de exterior um estilo de vida, use e abuse do espaço lá fora a qualquer hora, melhora a sua qualidade de vida ao mesmo tempo que tira partido do seu investimento.