Autores: Raimundo Quintal e Teófilo Braga
Tradução: Virgilio Silva
Editora: The Book Hut
– Sessão de lançamento: Ponta Delgada, Centro Natália Correia, 12 de julho de 2018, 18 horas
– Sessão de apresentação: Funchal, Quinta Jardins do Lago, 27 de julho de 2018, 18 horas
O Jardim Botânico José do Canto foi a concretização do sonho dum homem que amava as plantas e conhecia em profundidade os segredos da botânica. José do Canto (1820-1898) manteve contactos com jardins botânicos, naturalistas e viveiristas de todo o mundo, comprando, vendendo e trocando plantas. Desde os anos cinquenta do século XIX fez do seu jardim de Ponta Delgada um extraordinário espaço de aclimatação para milhares de espécies.
Esta publicação surge como corolário do processo de recuperação e revitalização do jardim, que decorreu entre janeiro de 2014 e dezembro de 2017.
O livro, com 200 páginas e 325 fotografias, contém um capítulo sobre a Figura e Obra de José do Canto, outro intitulado Jardim Botânico José do Canto, um jardim romântico no coração de Ponta Delgada, onde é relevada a importância histórica no contexto dos jardins açorianos, portugueses e europeus. No capítulo Caracterização Fitogeográfica é analisada a representatividade das diferentes regiões do globo na flora do jardim, que possui uma área de 5,8 ha.
Finalmente, no capítulo 100 Árvores, para além das fotografias de todas as espécies selecionadas, organizadas segundo a ordem alfabética do nome científico, o leitor encontra informação sobre a família, os nomes vulgares em português e inglês, a origem geográfica, o regime de folheação e o período de floração.
O prefácio foi escrito pelo Dr. Augusto de Athayde, membro do conselho de administração da fundação proprietária deste jardim histórico.
O livro poderá ser adquirido através do site da Editora THE BOOK HUT (https://www.thebookhut.pt/collections/all) a partir do dia 12.07.2018.