O maior evento tecnológico do país começa hoje, dia 11 de Abril e prolonga-se até sexta-feira, no Centro de Congressos de Lisboa. Serão três dias de debate, networking, mostras de projectos e produtos e transferência de experiência e conhecimento, agregando não só empresas do sector como também municípios, startups e universidades. A entrada é livre.
Todos os dias haverá conferências que dedicar-se- ão a temas cada vez mais imperativos de se debater quando o conceito é smart cities. O futuro da água, da energia, saber mais sobre financiamento nacional e internacional, sobre big data, debater a mobilidade nas cidades portuguesas… e também a Cimeira dos Autarcas, logo no primeiro dia, onde um grande número representantes dos municípios do país apresentarão as conclusões sobre o que de melhor se faz em termos de sustentabilidade em Portugal.
No evento haverá também espaço para experienciar em primeira mão alguns projectos, como realidade virtual aumentada, escalar uma parede e sentir-se um verdadeiro alpinista industrial – o nome atribuído à nova profissão de manutenção e reabilitação urbana que não utiliza andaimes – escrever uma mensagem de amor a Lisboa num protótipo de prédio que posteriormente será oferecido ao Turismo de Lisboa para exposições e ajudar a completar o puzzle Smart Cities, que reserva uma mensagem quando estiver completo.
Tudo isto é apenas uma amostra do que pode encontrar nos três dias de #PortugalSmartCities, o evento que apresenta as soluções, medidas e projectos mais smart do país.