O concurso “Árvore Europeia do Ano 2018” premeia as árvores que contam histórias em vários países europeus e o vencedor foi anunciado hoje. O sobreiro “assobiador”, proveniente da região de Águas de Moura (Alentejo) foi sempre um dos grandes favoritos e acabou por ser o vencedor.
1 – SOBREIRO ASSOBIADOR, PORTUGAL
2 – ULMEIROS ANCESTRAIS DE CABEZA BUEY, ESPANHA
3 – O CARVALHO CHAMADO “O ANCIÃO DAS FLORESTAS DE BELGOROD”, FEDERAÇÃO RUSSA
Concorreram a “Árvore Europeia do Ano 2018” 13 árvores oriundas de diversos países como Bélgica, Hungria, Roménia, Eslováquia, Espanha e Portugal (entre outros).
O grande vencedor foi o Sobreiro (Quercus Suber) da região de Águas de Moura (Alentejo). O anúncio foi feito hoje, 21 de março, durante a Cerimónia de Entrega de Prémios, em Bruxelas.
Sobreiro assobiador
ESPÉCIE: SOBREIRO (QUERCUS SUBER)
IDADE: 234 ANOS
REGIÃO: ÁGUAS DE MOURA, ALENTEJO, PORTUGAL
O Assobiador deve o nome ao som originado pelas inúmeras aves que pousam nos seus ramos. Plantado em 1783 em Águas de Moura, este sobreiro já foi descortiçado mais de vinte vezes. Além do contributo para a indústria, é impossível quantificar o seu impacto na manutenção do ecossistema e no combate ao aquecimento global. Com 234 anos, o Assobiador está classificado como “Árvore de Interesse Público” desde 1988 e e inscrito no Livro de Recordes do Guinness como “o maior sobreiro do mundo”!
https://www.treeoftheyear.org/ETY-2018/Home.aspx