O Grupo Husqvarna está a renovar a fábrica de Nashville, Arkansas, EUA, para se converter na sua primeira instalação alimentada por energia solar. Estima-se que esta nova fábrica reduza as emissões de CO2 em aproximadamente mil toneladas no seu primeiro ano de operações e cerca de 25 mil toneladas nos 25 anos de funcionamento esperado das instalações.
A nova fábrica tem uma capacidade de 1,3 megawatts (1,3 milhões de watts) de energia solar, permitindo à Husqvarna aumentar a sua produção de energia a partir de fontes renováveis, e dessa maneira reduzir o efeito de estufa e de outras emissões causadas pela energia obtida a partir do carbono.“No Grupo Husqvarna estamos comprometidos com o meio ambiente e queremos contribuir com a sociedade para alcançar um futuro sem carbono. A inovação sustentável é a nossa estratégia para integrar a sustentabilidade no nosso negócio. Este ano comprometemo-nos a reduzir as emissões de CO2 num terço, até 2035.
Esta instalação alimentada por energia solar vai gerar cerca de 25% (um quarto) da energia anual exigida pela atividade da fábrica de Nashville”, refere Valentin Dahlhaus, Vice-Presidente de Operações do Grupo Husqvarna. “A iniciativa de Nashville é um exemplo importante de como estamos a implementar a inovação sustentável”.
A construção arrancou neste último trimestre de 2017, estimando-se que possa estar operacional no final do ano. Este sistema de geração de energia é modular e tem potencial para ser expandido no futuro.