Os dias mais frios e curtos estão aí, mas isso não é razão para ficar fechado em casa. Há que aproveitar o melhor que o país oferece, fugir da rotina e recarregar energias. O Hotel Rural Quinta do Marco sugere uma escapadinha de outono a Santa Catarina da Fonte do Bispo, Tavira, com muitas atividades ligadas à época e ao campo. Os feriados que se avizinham são mais um bom motivo para aproveitar.
Para começar, a apanha da azeitona. Nesta experiência, todos os hóspedes, desde crianças a adultos, podem ouvir as explicações sobre a importância deste fruto mediterrânico e as suas utilizações. Depois da apanha e da seleção que separa o fruto das folhas, os clientes do Hotel podem experimentar a transformação da azeitona, num processo a que, tradicionalmente, se dá a designação de “britar as azeitonas”. A experiência não termina sem a desejada prova de azeitonas já preparadas.
O Hotel Rural Quinta do Marco propõe também dar a conhecer aos seus hóspedes o processo de transformação da azeitona em azeite. Todos os segredos são revelados numa visita a um lagar tradicional. No lagar procede-se à lavagem, à pesagem, à moenda, à batedura e à extração do azeite. Esta experiência finaliza com uma prova de azeites.
No Hotel, há mais uma atividade que marca as tarefas agrícolas de outono: a apanha do medronho. Nesta época, os ramos dos medronheiros enchem-se de cachos vermelho-alaranjados. As bagas são apanhadas uma a uma, sem pés nem folhas, e há que escolher as de cor-de-fogo, que são aquelas que atingiram o grau de amadurecimento desejado.
A destilaria de medronho é outro ponto de visita sugerido pelo Hotel Rural Quinta do Marco. Aqui, os hóspedes do Hotel vão conhecer todos os processos necessários para a obtenção da aguardente de medronho, peça fundamental da identidade cultural e gastronómica desta região.
O outono na Quinta do Marco não fica completo sem a celebração do S. Martinho. Assinalando o Magusto, para além das castanhas assadas, o Hotel oferece jeropiga aos clientes.