O Greenfest, que decorre no Centro de Congressos do Estoril, entre 28 de setembro e 1 de outubro, recebe este ano a conferência anual da Global Green Destinations, uma organização sem fins lucrativos que reúne mais de 40 empresas, instituições e universidades de 30 países na promoção e procura de soluções para um turismo sustentável.
A conferência anual da Global Green Destinations é o maior evento do mundo dedicado ao turismo sustentável e traz a Portugal perto de 150 profissionais da área de vários países para um debate sobre esta área do turismo, que vai dar a conhecer as melhores práticas do Top 100 dos destinos turísticos mais sustentáveis do mundo, entre eles, a Austrália, o Canadá e o Botsuana.
No dia 29, a partir das 9 horas da manhã, realiza-se a Greenfest Green Destinations Conference que vai contar com vários oradores incluindo o presidente da Green Destinations, Albert Salman e a vice-presidente Marloes Van De Goor, de destacar ainda a intervenção da diretora-geral do Tourist Board South Limburg, Anya Niewie, que recebeu o galardão Tourism for Tomorrow Award 2016 do WTTC – World Travel & Tourism Council.
Na conferência participa ainda o presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras, e o administrador da EMAC – Cascais Ambiente, Luís Almeida Capão.
Da parte da tarde decorrem várias sessões paralelas com casos práticos apresentados por especialistas de países e cidades que lideram o turismo sustentável, incluindo oradores dos EUA, Eslovénia, Espanha, Áustria ou Filipinas.
Os casos de sucesso de regiões portuguesas como os Açores, Cascais e Torres Vedras vão também ser alvo de apresentações e debate.
Ao longo dos vários dias do Greenfest, os participantes internacionais da Green Destinations vão ter acesso a tudo o que se passa no Centro de Congressos do Estoril e também visitar Cascais e Torres Vedras. A festejar a décima edição, o Greenfest é o maior evento dedicado à sustentabilidade em Portugal e conta reunir 20 mil pessoas no Centro de congressos do Estoril. Na edição do ano passado, o Greenfest teve a participação de cerca de 200 empresas, 25 organizações não-governamentais e 20 Universidades.
Da edição deste ano há ainda a destacar a conferência inaugural, que decorre dia 28 de manhã, “O papel dos cidadãos e empresas, na execução dos O.D.S. – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2030”, powered by Sonae, que tem como orador principal Artur Santos Silva, ex-presidente da Fundação Gulbenkian e atual Presidente da Fundação La Caixa. Um fórum que reúne 50 líderes empresariais no projeto 2030-secretariat que pretende eliminar os combustíveis fósseis no sector dos transportes dentro de 13 anos.
Para a conferência inaugural estão também confirmados oradores como Mattias Goldmann, o líder do Fores – Forum for Reforms, Entrepreneurship and Sustainability, a investigadora Maria
Mota, a secretária-geral do BCSD, Sofia Santos, o presidente da comissão executiva da Fundação Oceano Azul, Tiago Pitta e Cunha e Luís Roberto, membro da Direção do GRACE em representação da Fundação BP.
De salientar ainda dia 28, mas da parte da tarde, a conferência “Economia Azul”, powered by Fundação Calouste Gulbenkian e a pretexto do Dia Mundial do Mar, que conta no painel de oradores com o diretor-geral da Direcção-Geral de Política do Mar, Fausto Brito e Abreu, o presidente do Oceanário de Lisboa, João Falcato, a presidente do Ciência Viva, Ana Noronha e o presidente do Fórum Oceano Rui Azevedo, entre outros.
Há também várias atividades quer nos espaços interiores quer no exterior, sendo que pela primeira vez os expositores do Greenfest vão ocupar os jardins do Casino do Estoril, até à marginal e à Fiartil. Entre as atividades que os visitantes podem realizar estão rastreios de saúde e inúmeras iniciativas na área de saúde e bem-estar, visitar um mercado de produtos biológicos, participar em showcookings, workshops de apicultura, compostagem, construção, tecelagem, artes e ofícios, eficiência energética, entre muitos outros, havendo também a possibilidade de testar automóveis elétricos e híbridos e fazer uma adoção responsável de animais.
Programa para a conferência Green Destinations de dia 29 de Setembro:
9:00 | Boas-vindas
9:10 | Presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras
9:30 | Administrador da EMAC – Cascais Ambiente, Luís Almeida Capão
10:00 | Presidente da Green Destinations, Albert Salman
10:15 | Vice-presidente da Green Destinations, Marloes Van De Goor
10:45 | Diretora-Geral do Tourist Board South Limburg, Anya Niewie
Mais informação AQUI!