Este artigo foi publicado na primeira edição impressa da revista Tudo Sobre Jardins, ao celebrar o nosso 10º aniversário decidimos até ao final do ano publicar aqui no nosso renovado website alguns dos artigos que fizeram parte do primeiro número da revista.
As transparências num jardim podem ser criadas por materiais, em decorações ou estruturas, ou por plantas com qualidades em que a própria folhagem é quase transluzente, plantas como Pennisetum, que têm uma certa leveza e movimento. Estas qualidades estéticas funcionam muito bem quando usadas em contraste com plantas muito mais sólidas ou opacas e com materiais densos e de cores fortes que contrastem com a suavidade das plantas.
Transparência é sinónimo de claridade, limpidez, cristalino e pureza. Este conceito pode ser expresso pelos materiais e plantas dependendo muito da interpretação da pessoa responsável pelo design do jardim e objectivos para este.
Transparência em termos de pureza, pode ser expressa nos materiais utilizados como madeira, por exemplo, sem ser tratada ou o uso de pedra sem ser polida, a honestidade do design sem disfarces e surpresas. Transparência pode também ser interpretada como a energia dum jardim e a qualidade da luz que dele emerge alcançada com o equilíbrio entre plantas e materiais, complexidade e simplicidade de texturas e cores.
A nível de materiais, o acrílico e o vidro são ideais para quebra ventos em que se queira manter uma certa limpidez ou simplesmente como elemento de decoração. Os painéis de acrílico podem conter impressões ou imagens escolhidas cuidadosamente. Outras estruturas e vedações de rede fina contêm a mesma qualidade, mas com visualização ligeiramente mais difusa.
Com plantas esta sensação de transparência é muito mais sensorial e difícil de descrever, muitas destas plantas com este tipo de qualidade têm estames bastante longos com folhagem muito fina e com muito movimento. Gramíneas são muito usadas para este efeito por serem bastante arquitecturais e de texturas elegantes, a sua manutenção é relativamente fácil e algumas são espectaculares no Inverno.
Criar harmonia entre os elementos no jardim tem uma importância acrescida quando se trata de produzir este tipo de aparência, é preciso salientar que todos os jardins precisam de elementos estruturais sólidos pois só com contraste é que se pode gerar transparências de forma efectiva num espaço verde, por isso é bom esquematizar bem a plantação. À noite a iluminação tem um papel muito relevante, tendo em conta que sem esta, o espaço vai ser pouco usado quando escurecer, é preciso seleccionar os elementos mais importantes e iluminar somente estes, utilizando luz ambiente ou fazendo projecções dos mesmos em paredes e brincando com as suas sombras.
Transparências podem ser criadas em qualquer tipo de design e em jardins de qualquer dimensão.