Texto: Catarina Gonçalves Fotografia: Vasco de Melo Gonçalves e Catarina Gonçalves
Londres é uma das cidades mais bem-sucedidas na transição arquitetónica entre o histórico e o contemporâneo, entre o antigo e o moderno. Por todo o lado existem elementos que ilustram este facto e que fazem da capital Inglesa um exemplo internacional para arquitetos e arquitetos paisagistas.
Este artigo é sobre um pequeno passeio recheado de detalhes interessantes que nos leva desde a Paddington Basin até à Litle Venice.
Paddington Basin é o nome dado a uma bacia do canal, e arredores, em Paddington, Londres. A junção dos canais Regent’s e Grand Junction localiza-se próximo desta bacia que foi inaugurada em 1801. Paddington foi escolhido pela sua localização geográfica, nomeadamente pelas ligações a leste que facilitavam o transporte de mercadorias, à época. No seu auge este local foi importantíssimo para o transbordo de produtos e um polo importante de atividade.
A bacia é agora o centro de uma grande remodelação designado de projeto Paddington Waterside e iniciado em 2000. Este projeto veio renovar por completo esta zona de Londres incluindo a sua bacia. Espaço moderno é agora sede de uma série de empresas importantes, nomeadamente a britânica Marks & Spencer.
A maior parte dos terrenos a norte da bacia estão a ser construídos ou remodelados com uma maior percentagem de escritórios mas tambéns edifícios residenciais e lojas. Os ateliers de arquitetura Terry Farrell and Partners e Richard Rogers Partnership são os principais responsáveis pelos edifícios de escritórios que rodeiam a bacia de Paddington.
Este percurso até Little Venice é bastante interessante se atentarmos à transformação da paisagem que rodeia o canal, começando por um espaço amplo e moderno e acabando num espaço verdejante e arbóreo bastante mais fechado.
Little Venice é uma zona conhecida pelos seus canais e barcos ancorados. É a casa de muitas pessoas famosas. Grande parte das propriedades na área são mansões geminadas e moradias. Tem duas vias: o canal Grand Union e o canal do Regent’s, que aqui se juntam no chamado “Little Venice Lagoon” ou “a Lagoa”, que constituí o foco da área. Little Venice é um nome relativamente recente para esta zona de Paddington e Maida Vale, na Cidade de Westminster, que tinha sido referida como “Venice” de Londres um século antes de ser acrescentada a designação “Little” na segunda metade do século 20.
Normalmente considera-se que Little Venice é delimitada por Maida Avenue, Warwick Crescent e Blomfield Road, apesar das suas fronteiras não estarem bem definidas. É uma das áreas residenciais nobres de Londres, com um número de equipamentos culturais significativo, bem como restaurantes, lojas, teatros e bares, incluindo o Canal Cafe Theatre, o Teatro de Marionetas Barge, o Waterside Café e o Pub Warwick Castle.
Ao chegarmos a pé a Little Venice podemos verificar que quase todas as embarcações estão muito bem cuidadas, não só na maneira como estão decoradas com a utilização de pinturas e acessórios mas também flores e hortícolas que formam pequenos jardins. Algumas destas embarcações são escritórios ou restaurantes, mas também residências as mais interessantes pela forma como usando alguma criatividade se conseguem criar pequenos terraços numa embarcação
Informação:
A estação de metro mais perto de Paddington Basin é Edgware Road.
Existe um serviço de autocarro aquático regular, opera a partir de Little Venice para o leste em torno de Regent’s Park e continuando em direção Camden Town.