O Château de Thoiry é um palácio renascentista francês, situado em Thoiry, no departamento de Yvelines, a cerca de cinquenta quilómetros a oeste de Paris.
Implantado numa área de 380 hectares que integra o Jardim de Outono, Jardim de Perfumes, Jardim das Rosas, Jardim Verde, Jardim Inglês, com seus milhares de árvores e arbustos floridos que derramam seus aromas doces…e um Parque Zoológico.
Texto: Luisa Mendes Fotografia:DR
História e evolução ao longo dos séculos.
A partir de 1560, Raoul Moreau, tesoureiro do Rei Henrique II, encomendou ao mestre pedreiro Olivier Ymbert (de Saint-Léger-en-Yvelines e que havia trabalhado alguns anos antes no Château de Rambouillet), a construção dum Château em Thoiry, um lugar povoado desde o século XII.
A partir de 1562, depois da construção das dependências – quinta, cavalariças, curral de ovelhas, pombal – foi edificado em profundidade um corps de logis, estrutura central ao qual foram ligados, por terraços, dois pavilhões retangulares. Por volta de 1580 foi arranjado o edifício o qual descia por um conjunto de terraços e degraus até à estrada de Neauphle. O conjunto, edificado em tijolos com revestimento em pedra, é de uma grande simplicidade.
Artigo completo na Tudo Sobre Jardins nº33, número de Outono.
Encomende AQUI sem despesas de envio.