A topiária é a arte de podar plantas em formas ornamentais. Consiste na prática da jardinagem que dá formas artísticas às plantas recorrendo à poda para esse efeito.
Conhecem-se evidências da prática de topiária desde os tempos romanos, e voltou em força durante o renascimento Italiano culminado com a obra de André Le Nôtre, o criador dos jardins de Versalhes em 1662. Le Nôtre recorreu à utilização de várias espécies (principalmente o buxo) para obter formas cónicas e piramidais.
Com o estilo de jardins do período vitoriano, em Inglaterra do século XIX, as formas utilizadas na arte da topiária passaram a ser arredondadas, meias luas, rombos, corações e arcos.
Nas imagens podemos ver o exemplo dos jardins de Villandry, um espaço em que os padrões têm um papel preponderante assim como o uso da poda que cria efeitos extraordinários nos jardins.
Para “esculpir” uma planta são necessários, normalmente, vários anos de intervenções que consistem, entre outras técnicas, em utilizar estacas e armações para guiar o crescimento e obter as formas que de outra maneira seriam impossíveis de alcançar.
Artigo completo na Tudo Sobre Jardins nº30, número de Inverno.
Encomende AQUI sem despesas de envio.