Galardoado com o prémio máximo pela ASLA, “Prémio de Excelência” 2014, o projeto do campus da Fundação de Bill e Melinda Gates é da autoria do prestigiado atelier de arquitetura paisagista Gustafson Guthrie Nichol, com sede em Seatle.
A instituição foi criada por Bill Gates, fundador e ex-presidente da Microsoft, e a sua mulher, Melinda Gates. Os fundos desta organização sem fins lucrativos provêm de doações de privados, sendo as principais da parte de Bill e Melinda Gates e de Warren Buffet. A Fundação foi criada em Janeiro de 2000 e gere US$ 38 bilhões. É dirigida por William H. Gates, pai de Bill Gates e por Patty Stonesifer. O seu objetivo central é a melhoria das condições de vida, nomeadamente na saúde, e a luta contra a pobreza. Nos Estados Unidos a instituição pretende promover a educação e o acesso à tecnologia.
A construção do campus da Fundação de Bill&Melinda Gates transformou uma área de quase cinco hectares de parque de estacionamento no coração da cidade de Seatle num centro sustentável e ecológico em que a comunidade local pode participar e colaborar. Os arquitetos paisagistas desenvolveram este projeto para que servisse de ligação dos trabalhadores com a terra e ao mesmo tempo regenerando a comunidade que se encontra à volta, tudo dentro dos princípios da Fundação de ter uma missão global com raízes locais.
Artigo completo na Tudo Sobre Jardins nº30, número de Inverno.
Encomende AQUI sem despesas de envio.