Para os jogos Olímpicos 2012, a cidade de Londres comprometeu-se criar um parque urbano sustentável e contemporâneo na zona de Startford. O parque olímpico Queen Elizabeth II teve como conceito e objetivo combinar a paisagem tradicional dos parques ingleses com a mais recente tecnologia em energias verdes, criando um novo tipo de Parque para o século 21.
O plano era restaurar a relação com o rio e transformar a zona industrial negligenciada em 100 hectares que celebrassem não só os jogos olímpicos mas deixassem um testemunho, um espaço único para as gerações futuras.
Um trabalho da autoria do atelier Hargreaves Associates, em conjunto com o a equipa local LDA Design, foi inspirado nos jardins Vitorianos do pós-guerra, festivais de jardins e grandes relvados tipicamente ingleses, grandes espaços para relaxar e zonas com bancos para as pessoas de sentarem um pouco por todo o parque. Durante os jogos foram instalados ecrãs gigantes onde aqueles puderam ser visionados. Como legado o parque olímpico é o mais recente grande parque urbano da cidade de Londres com equipamentos dedicados ás práticas desportivas para uso do grande público, espaços para eventos e sempre com uma grande preocupação ao nível da biodiversidade.
Artigo completo na Tudo Sobre Jardins nº29, número de Outono.
Encomende AQUI sem despesas de envio.