Uma temática que raramente é abordada em Portugal é a questão das paisagens dos nossos cemitérios, uma reflexão que não é feita, apesar de termos que ter em consideração, que ao contrário do exemplo que se segue, o nosso conceito de cemitério é bastante diferente ao do Norte Americano. Este espaço serve, não só, para cerimónias fúnebres mas é também um negócio. Esta componente comercial traduz-se num maior investimento que é feito nestes espaços e também numa maior preocupação estética.
Este projecto da equipa Halvorson Design Partnership, sediada em Boston, para o cemitério Lakewood ganhou o mais importante galardão nos Estados Unidos da América, o prémio de excelência da ASLA (American Society of Landscape Arqchitects).
O cemitério de Lakewood fundado em 1871 é um cemitério Americano tradicional, com vastos relvados pontuados com alguns elementos esculturais, árvores e lagos. Este estilo de cemitério muito diferente dos nossos cemitérios tradicionais, teve como pioneiro o cemitério de Cincinnati’s Spring Grove em 1850, mas Lakewood é o exemplo mais puro e o sobrevivente deste estilo clássico.
Artigo completo na Tudo Sobre Jardins nº26, número de Inverno.
Encomende AQUI sem despesas de envio.