Decorridos 20 anos da II Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento Humano, onde diversos secretários de Estado estiveram reunidos a debater questões ambientais, irá haver uma nova reunião, agora denominada Conferência RIO +20 para novamente se discutirem questões ligadas ao desenvolvimento sustentável e sobre como reverter o atual processo de degradação ambiental.
A ideia de que o atual modelo de desenvolvimento, baseado no consumo ilimitado de bens e recursos naturais finitos necessita ser repensado e alterado.
Da conferência do Rio em 1992, ou ECO 92, resultaram uma série de acordos e protocolos entre países. Um dos mais importantes foi a Agenda 21, a qual permitiu que países se comprometessem a refletir, sobretudo ao nível local, sobre a forma como governam, interagindo com os cidadãos na procura de soluções integradas para problemas sócio ambientais.
A Agenda 21 Local foi aplicada em várias cidades portuguesas e os resultados foram superados em termos de expectativas. Espera-se que desta nova Conferência resulte novas estratégias que fixem metas a serem atingidas para proteger o meio ambiente e ajudem a reverter a acelerada taxa de degradação dos recursos naturais.
Artigo completo na Tudo Sobre Jardins nº20, número de Verão.
Encomende AQUI sem despesas de envio.