Póvoa de Lanhoso é um município que se situa no Norte de Portugal, no distrito de Braga. É um concelho com 29 freguesias, estendendo-se por uma área de 130 km2 com perto de 24 mil habitantes.
Em termos de posicionamento geográfico, situa-se a 12 km de Braga, a terceira cidade do país, a 18 km Guimarães, Património Mundial da UNESCO e a primeira capital do reino e, a 20 km do Parque Nacional da Peneda – Gerês, o único parque nacional de Portugal.
Encontra-se a uma hora do aeroporto de Vigo, e a 40 minutos do aeroporto do Porto, com ligação por auto-estrada e via rápida, o que torna fácil a sua acessibilidade.
Em termos paisagísticos e patrimoniais, o Monte do Pilar com o seu magnífico Castelo de Lanhoso e uma das grandes referências culturais desta terra, dado que foi aqui que foi feito o primeiro documento de criação do país, que viria ser Portugal. Este monumento encontra-se sobre o esporão granítico conhecido por Laje Grande, o maior da Península Ibérica, que divide as bacias dos rios Ave e Cávado.
A Póvoa Lanhoso é a Terra do Ouro, com as suas magníficas filigranas e também a Terra da M.ª da Fonte, heroína popular celebrizada pela revolta de cariz popular de contestação ao governo de Costa Cabral em meados do século XIX, cuja história deu origem ao hino militar do país, o segundo hino nacional.
Em termos de espaços verdes urbanos, a Póvoa de Lanhoso encontra-se num momento de profundas transformações em termos de reabilitação urbana, com a reformulação de alguns parques e dos seus jardins públicos, para se melhorar a imagem urbana, para a criação de novos e melhores espaços de recreio e lazer, para diminuir, os custos de manutenção em termos de mão-de-obra, a produção de resíduos e o consumo de água.